Dois ou três dos quatro vereadores da Federação PT-PCdoB-PV não devem renovar mandato

A Federação Brasil da Esperança, que hoje tem quatro vereadores na Câmara, vai certamente perder representantes na Câmara Municipal de São Luís. Assim, não teremos nomes importantes desta legislatura na Casa para a próxima legislatura.

Explica-se. Os partidos fazem contas para que atinjam o quociente eleitoral, que deve ficar em torno de 17 mil votos para cada vaga, ou pelo menos aproximadamente 14 mil votos para sobras. Assim, para eleger três vereadores são necessários aproximadamente 46 mil votos puxando um pouco para baixo.

Desta forma, é preciso ter chapas completas com candidatos que tenham bom nível de votos para chegar lá. Não parece ser o caso de PT-PV-PCdoB.

A Federação tem apenas 19 candidatos registrados na Justiça Eleitoral. Seis candidatos do PV, seis do PCdoB e sete do PT. A chapa pode ter até 32 candidatos.

Três candidatos da Federação deixaram o jogo. Creuzamar de Pinho virou candidata a vice-prefeita. A saída de Creuzamar teve como efeito colateral também a retirada de mais duas candidaturas masculinas para cumprir a cota de gênero. Josué Amorim e Luís Domingues Salazar tiveram suas candidaturas canceladas para que a Federação mantivesse o número de candidaturas femininas de 30% do total para cumprir a cota de gênero.

Com mais esta baixa, é muito difícil a Federação eleger mais do que dois candidatos a vereador.

Desta forma, de cara dois dos quatro vereadores hoje da Federação devem ficar fora. Estão no mandato hoje Astro de Ogum (PCdoB), Fátima Araújo (PCdoB), Andrey Monteiro (PV) e Coletivo Nós (PT).

Nas bolsas de apostas, existe uma grande dúvida sobre quem tem mais votos do que quem entre estes quatro. Os quatro tem potencial de votação entre 5 e 6 mil votos.

Mas, ainda existe a ameaça de outros dois nomes tirarem vagas dos que estão na Câmara Municipal. Honorato Fernandes (PT) e Raul Fagner (PCdoB) estão com campanhas que ameaçam os atuais donos dos mandatos. Assim, somente um conseguiria ser reconduzido à Câmara de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *