O deputado estadual Júlio Mendonça usou a tribuna na manhã desta terça-feira para fazer um contundente apelo pela convergência dos partidos de esquerda e pelo diálogo com partidos de centro da base do presidente Lula. Considerando o desempenho da esquerda nas eleições municipais, o parlamentar destacou a necessidade de união entre PT, PSB e partidos de centro da base, como o PMDB, alertando que, caso não haja essa articulação, o estado poderá ser entregue à extrema direita nas próximas eleições.
A convergência, como explicou o deputado, é o esforço conjunto de partidos com valores e propostas semelhantes para atingir objetivos comuns. Para Júlio Mendonça, esse alinhamento é crucial para fortalecer a base de esquerda e centro-esquerda e garantir políticas que atendam aos interesses do povo maranhense. “Eu nao acredito em Frente ampla sem a coordenação do governador Carlos Brandão, assim como não consigo imaginar a frente ampla querendo matar o PT e o PCdoB”, enfatizou.
Em seu discurso, Mendonça destacou a importância de manter a liberdade de expressão dentro do campo progressista. “Quero ter a liberdade de falar dos avanços do governo Flávio Dino sem ser apontado como alguém que não apoia o governo Brandão, bem como quero poder dialogar com o governo atual sem ser chamado de traidor.” Para ele, a esquerda não pode esquecer de suas raízes e deve seguir promovendo pautas importantes.