Nesta quarta-feira (6), após a sessão ordinária, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão extraordinária oficializando a promulgação da Resolução Legislativa nº 1.300/2024, que trata da eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo Estadual.
O deputado Glalbert Cutrim levantou a questão de ordem de que era necessário fazer o cancelamento da eleição antecipada e o caso foi levado ao plenário depois do parecer da CCJ e foi referendado o cancelamento. Com todo o tramite realizado, a realização de uma nova eleição está autorizada a partir de agora.
O artigo 7º da nova norma aprovada estabelece que, a partir do dia 1º de novembro do segundo ano da Legislatura, pode ser realizada Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, mediante voto secreto. O texto também reforça que os membros eleitos tomarão posse no dia 1º de fevereiro do terceiro ano da Legislatura, em data e horário definidos por Ato da Presidência, com antecedência de 48 horas da realização do pleito.
O Blog apurou que uma reunião na tarde desta quarta-feira (6) para discutir como será a nova Mesa Diretora. A chapa será encabeçada pela atual presidente Iracema Vale, para reeleição, e os demais cargos na Mesa estão sendo discutidos. Alguns nomes já são dados como certos em cargo estratégico como Antônio Pereira.
Um nome que certamente não estará na nova é do deputado Neto Evangelista. No Palácio dos Leões, estará fora de cogitação a saída de Neto do cargo de líder do governo, pelo papel fundamental que tem exercido.