Um novo cartão-postal nasce em São José de Ribamar. O Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar, está urbanizando uma extensão de 1.500 m da orla marítima no entorno da Praia do Araçagi. O espaço contará com praças de convivência, ciclovia, pista de passeio, estacionamento, iluminação e calçamento dos dois lados da Avenida Atlântica, que também passa por melhorias.
Em junho deste ano, o governador Flávio Dino entregou duas etapas da obra e a terceira segue em ritmo acelerado, com a previsão de entrega para os próximos 60 dias. O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, explicou que a intervenção foi dividida em quatro etapas.
“No total serão 1.500m de extensão, com passeio, urbanização, iluminação, que está mudando totalmente aqui a face da orla da praia do Araçagi. Nós teremos, por exemplo, quase 400 vagas de estacionamento que vai facilitar o acesso das pessoas. Fizemos, ainda, o recapeamento asfáltico e a sinalização da Avenida Atlântica, que dá acesso à orla. É um investimento muito importante do governo Flávio Dino, porque incrementa o turismo, gera emprego, renda e melhora a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Clayton Noleto.
Ritmo da obra
Nesta terceira etapa foi concluído o processo de terraplanagem e no momento os 40 colaboradores trabalham na construção da segunda praça, mais 500 m de calçamento, estacionamento e instalação da tubulação elétrica. Nas primeiras duas fases foram construídas uma rotatória, uma praça, 300 m de calçamento e recapeamento asfáltico da Avenida Atlântica. John Sousa, engenheiro-chefe da obra, destaca que o principal desafio da obra na orla da Praia do Aracagi foi a contenção da areia, processo que demandou tempo e paciência.
“Uma das coisas mais difíceis aqui foi a contenção da areia, que demorou para ser realizado, pois é um processo minucioso e que precisa de atenção dobrada”, explicou John Sousa.
Ainda nas duas primeiras etapas foram construídas galerias para o escoamento da água, com o objetivo de eliminar as chances de alagamento na avenida. Além dos turistas, a nova estrutura da orla vai beneficiar moradores de São José de Ribamar e de bairros de São Luís como Olho d’Água e Vila Luizão, que poderão utilizar o espaço para a prática de esportes como caminhada, corrida e ciclismo.
O engenheiro Mauro Carvalho, 44 anos, é ciclista e costuma usar o local para pedalar. Ele revela que a partir de agora pretende intensificar ainda mais as atividades físicas e conta o que mudou: “Aqui antes não tinha infraestrutura como a gente tem agora. Não tinha calçada, o asfalto era ruim, uma bagunça. O principal, além da infraestrutura, é manter a organização. A estrutura de fato é muito bonita, muito bem organizada, é só a primeira etapa, é assim que vai continuar, como está no projeto, vai ficar melhor ainda”, comentou Mauro Carvalho.
Grande obra! Digna de uma grande celebração. Sugiro nas sucessivas inaugurações, que as autoridade envolvidas, comemorem na praia, com música a todo volume, junto com os cães infectados que espalham lixo por toda orla, espantam turistas, transeuntes, ciclistas e outros praticantes de esportes. Pena que o poder público nao cumpra a lei, bem com a recomendação emitida pelo MP em 2016, ignorada ainda hoje pela Secretaria do meio ambiente de Ribamar. Curioso que emiti cópia do proprio site da prefeitura e o fiscal por telefone desconhecia tal documento. Impressionante como não tem interesse em melhorar receitas, a multa por som automotivo beira 200,00 reais, resolução contam 624/2016. Sem contar que os cães doentes aumentam despesa na coleta extra do lixo espalhado, também crime ambiental. Nossa esperança é nova ação junto a MP em curso. Nãooderia esquecer a infestada piscina do clube BNB, abandonada sem tratamento químico sem nenhuma ação do poder público.
Grande obra. E que fim levou a obra do BRT? Houve audiência no MPF?