A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de suspender as obras da duplicação da BR-135 no trecho entre o km 95 próximo ao entroncamento até o km 127 na saída do município de Miranda do Norte pegou os maranhenses de surpresa. A medida cautelar foi tomada após a constatação de inadequações no projeto executivo, de responsabilidade do DNIT.
O deputado Rubens Pereira Júnior marcou uma reunião da bancada com o DNIT para solucionar o problema do projeto uma vez que grande parte dos recursos é oriundo da emenda de bancada do Maranhão.
Aproximadamente 60% do valor da obra está relacionada a um método da década de 1960, “Dimensionamento de Pavimento Flexível”, do engenheiro Murilo Lopes, e este será substituído por um método mais moderno, que levará em conta a quantidade de veículos que circulam no trecho, impulsionados pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), a inacabada Refinaria de Bacabeira e o turismo na região.
A Assembleia Legislativa, que está mais perto do local das obras, deve fiscalizar, através da comissão de Obras e Serviços Públicos, assim como fez no primeiro trecho, ajudando a dar celeridade.