Entenda: Eduardo Braide é ou não é investigado?

Depois que o blog demonstrou com documentos que existe investigação em âmbito federal contra o candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide, ele resolveu responder e foi ao programa de TV exibir certidões negativas. Então, fica o questionamento: Eduardo Braide é ou não é investigado por movimentações financeiras atípicas?

Este blog exibiu os documentos mostrando que existe a investigação, que depois foram reproduzidos pela Folha de São Paulo. Braide exibiu certidões dizendo que não é.

Quais desses documentos são verdadeiros? A resposta é: todos. Então, vamos explicar.

Os documentos publicados por este blog são verdadeiros. Neles, o Ministério Público Federal e a Justiça eleitoral confirmam que ele é investigado por movimentações atípicas entre 2011 e 2014.

Além disso, o próprio Braide tomou ciência da investigação ao assinar procuração para seus advogados atuarem na defesa do caso. A assinatura, como o blog já mostrou, foi feita em 16 de setembro de 2019.

Mas e os documentos que Braide exibiu na TV? Eles também são verdadeiros. Mas a diferença é que eles não comprovam o que Braide diz.

Tanto a Certidão Negativa da Polícia Federal quanto a certidão da Justiça Federal atestam apenas que ele não é condenado. Esses documentos não servem para atestar quem é investigado ou não.

Ou seja, todo mundo que não é condenado pode conseguir os mesmos documentos que Braide exibiu. Seja ou não investigado.

Assim, fica bem claro: Braide é investigado na Justiça por movimentação financeira atípica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *