Vereadores de São Luís estão estudando a possibilidade de modificar a Lei Orgânica do Município e, desta forma, transferir para o fim de 2022 a eleição que definirá o comando da Mesa Diretora da Casa, biênio 2023/24.
A eleição está prevista para a primeira quinzena do mês de abril.
A tese de mudança da data vem sendo defendida por um grupo considerável de parlamentares.
Eles avaliam que, após os pleitos para presidente da República, governador, senador e deputados estadual e federal, é possível ter um cenário político mais claro, o que permitirá que alianças sejam concretizadas não apenas com base em promessas futuras.
Neste cenário, portanto, a eleição se daria no mês de dezembro de 2022.
Atualmente, dois nomes se colocam como pré-candidatos à sucessão do presidente pedetista e pré-candidato a deputado estadual, Osmar Filho, quais sejam os vereadores Paulo Victor (PC do B) e Dr. Gutemberg (PSC).
Ambos carregam a chancela de nomes dos campos governistas – Victor ligado ao Palácio dos Leões e Gutemberg ao Palácio La Ravardière.
Movimentos de bastidores já apontam para o surgimento de um nome considerado como terceira via, que garantiria, na avaliação de parlamentares, a independência necessária do Palácio Pedro Neiva de Santana sem, no entanto, acirrar ânimos com o Prefeito.