O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (24), para registrar o protesto realizado pelos moradores de Cajari, que fecharam a MA-014, uma das principais rodovias de acesso à Baixada Maranhense, para reivindicar a execução da obra de reestruturação da Ponte dos Afogados, que está com a estrutura comprometida há cerca de seis meses.
“É uma reivindicação legítima, pois já tem mais de 6 meses esse problema nessa ponte, fazendo com que as mercadorias cheguem com muita dificuldade em Cajari. Praticamente, caminhão não está passando na ponte dos Afogados. Mas, o que mais preocupa os moradores é a iminência do inverno e, com certeza, a estrutura que está lá não aguentará mais um período chuvoso. Ali tem uma correnteza muito forte, é um afluente do rio Pindaré. Por isso, pedimos ao governador Carlos Brandão para ter um olhar especial sobre a cidade de Cajari”, frisou o parlamentar.
No mês de julho, Júlio Mendonça fez a intermediação e acompanhou doze prefeitos de diversos municípios da Baixada Maranhense em uma reunião com o secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, oportunidade na qual levou demandas prioritárias de melhorias para a região. Na ocasião, foi reforçado o pedido de prioridade na execução da obra na ponte de Cajari.
Em seu discurso, o parlamentar se solidarizou com a população de Cajari e corroborou com a urgência na execução da obra. “Minha solidariedade às pessoas que fizeram o protesto legítimo. Eu me coloco à disposição para colaborar, fortalecer e dialogar com o Governo do Estado para que a gente possa unir forças e, assim, fazer com que essa única via de acesso por terra para Cajari seja de pronto reestabelecida”, enfatizou.
Licitação
O rompimento da Ponte dos Afogados, na MA-317, ocorreu durante as intensas chuvas do início do ano. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) informou em nota que o processo de licitação para a reestrutura da ponte está em tramitação e que manterá equipe trabalhando na manutenção paliativa, garantindo a trafegabilidade no local e evitando o isolamento do município de Cajari.