Marlon Botão reforça greve dos agentes de limpeza: “direito a gente não discute, a gente cumpre”

O vereador Marlon Botão (PSB) reforçou, na manhã desta segunda-feira (20), a greve dos agentes de limpeza que atuam em hospitais e postos de saúde de São Luís, em ato realizado no hospital Dr. Clementino Moura, o Socorrão 2, o mais importante da capital.

Os agentes deflagraram a greve por causa do atraso de dois meses no pagamento dos salários – que afeta 370 trabalhadores.

“Fiz questão de vir ao ato dos agentes de limpeza para deixar claro que esses trabalhadores não estão sozinhos. São 370 agentes que estão há dois meses sem salário, e que enfrentam um grande desafio para sustentar as suas famílias. Essa é uma situação insustentável, e que vamos trabalhar para que se resolva o quanto antes”, disse o vereador.

Marlon Botão garantiu aos agentes de limpeza que acionará, via Câmara Municipal, a prefeitura de São Luís por esclarecimentos.

“Vamos exigir uma resposta rápida da prefeitura de São Luís sobre esses atrasos. Esses profissionais são essenciais para o nosso sistema de saúde, trabalham incansavelmente e têm o direito de receber seus salários em dia. E direito a gente não discute, a gente cumpre”, disse.

“Precisamos saber exatamente o motivo desse atraso, já que sabemos que a prefeitura tem um superávit, com recursos suficientes para fazer os repasses à empresa responsável pelo serviço. Esse atraso é inaceitável e nós vamos fazer tudo o que for necessário para assegurar os direitos dos trabalhadores”.

População prejudicada

Ainda na manhã desta segunda-feira, Marlon Botão subiu à Tribuna da Câmara Municipal para cobrar novamente a prefeitura de São Luís sobre o atraso dos salários dos agentes de limpeza.

“Não podemos admitir que uma categoria tão fundamental para a nossa cidade, e que desempenha um serviço tão importante, seja tratada dessa maneira. A prefeitura de São Luís tem o dever de resolver essa situação o quanto antes, honrar o pagamento dos trabalhadores e acabar com essa greve que prejudica muito não só os agentes de limpeza, mas toda a cidade, em especial a população mais vulnerável”, disse.

“Hoje, o Socorrão 2 não vai realizar nenhuma cirurgia porque não tem garantida a limpeza do pré e do pós-operatório. Isso é muito grave. O maior hospital da nossa cidade não vai operar hoje porque os trabalhadores estão sendo negligenciados. Saúde não se faz só com equipamentos e tecnologia, mas com gente, com recursos humanos. É preciso valorização dos trabalhadores, com salários justos, com pagamento em dia”.

Para o parlamentar, a negligência da prefeitura em relação aos trabalhadores afeta diretamente a população mais pobre.

“O Socorrão 2 é o hospital mais importante da nossa cidade, é pra onde a população mais pobre recorre para receber seu atendimento por não ter condições de arcar com os altos custos dos hospitais particulares. Ao negligenciar os trabalhadores, o que motivou esta greve, a prefeitura atinge diretamente a população mais vulnerável de São Luís”, disse.

“Quantas cirurgias não deixaram de ser feitas hoje? Quantos atendimentos emergenciais? Sem o trabalho fundamental dos agentes de limpeza os hospitais não podem fazer nem os mais simples procedimentos cirúrgicos, pois sem a limpeza há um alto risco de casos de infecção hospitalar. Essa situação é gravíssima e tem que ser combatida com toda a nossa energia”.

Luta histórica

Marlon Botão destacou, ainda, a atuação do seu mandato em defesa da categoria dos agentes de limpeza de São Luís.

“É justamente por entender que não existe desenvolvimento real sem cuidarmos das pessoas, que sempre fui um aliado da categoria dos agentes de limpeza. Na pandemia de Covid-19, apresentei projeto na Câmara para incluir os agentes de limpeza como grupo prioritário na vacinação, mais recentemente também tivemos uma vitória histórica junto ao sindicato de asseio e conservação, quando garantimos o reajuste os agentes e evitamos uma greve que seria catastrófica para a cidade”, disse.

“Então, não é de hoje que estamos nessa luta pela valorização dos agentes de limpeza. Destaco a coragem do sindicato, na pessoa do presidente Maxwell e de toda a diretoria, e também a coragem dos trabalhadores. Vocês não estão sozinhos. A greve de hoje é legítima e tem o meu apoio. Enquanto vereador e representante da categoria, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para garantir a valorização desses profissionais”, finalizou o vereador.

1 pensou em “Marlon Botão reforça greve dos agentes de limpeza: “direito a gente não discute, a gente cumpre”

  1. Gostaria de saber se ele foi apoiar o movimento dos professores da UEMA e UEMAsul? Já que ele falou um coisa certa, direito a gente não discute a gente cumpri, tem que valer para todos ou só vale quando é pra atingir o adversário político

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *