Julgamento sobre cota de gênero do PSC será na segunda-feira (18)

Depois da absolvição do União Brasil salvando o mandato do deputado Neto Evangelista, é a vez do Podemos e o PSC serão julgados pela Corte Eleitoral maranhense sobre possível fraude na cota de gênero nas eleições de 2022.

Diferente do que ocorreu com o União, o julgamento do PSC ocorrerá em plenário do TRE na sessão desta segunda-feira, (18). OU seja, a previsão é para que acabe no mesmo dia, a não ser que ocorra algum pedido de vista do processo. Já o do Podemos será em votação virtual como foi o do União, começando na segunda-feira e com os juízes eleitorais podendo votar até a sexta-feira (22).

Os partidos são acusados de fraude à cota de candidaturas femininas e caso sejam considerados culpados, toda a chapa de candidatos é cassada e nenhum voto do partido condenado é contabilizado.

A ação contra o PSC já tem parecer do Ministério Público Eleitoral a favor da cassação da chapa. O relator do caso é o desembargador José Gonçalo Filho.

No PSC, correm risco de perder o mandato Fernando Braide e Wellington do Curso. No Podemos, podem ser cassados Leandro Bello e Júnior Cascaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *