Por meio de nota, a Câmara Municipal de São Luís se manifestou sobre a decisão proferida nesta segunda-feira (15) pelo desembargador Marcelo Carvalho que determinou a não realização da sessão extraordinária que votaria a Lei Orçamentária Anual prevista para ser realizada nesta terça-feira (16).
Ao anunciar a suspensão da sessão, o presidente da Câmara, Paulo Victor, afirmou que o parlamento cumpre seu papel de respeito à justiça e vai aguardar o mérito da ação.
Confira a nota:
A Câmara Municipal de São Luís informa que, em cumprimento a decisão judicial proferida nesta segunda-feira, fica suspensa a sessão extraordinária que apreciaria a Lei Orçamentária Anual, anteriormente marcada para ocorrer nesta terça-feira (16), no plenário Simão Estácio da Silveira.
Ressaltamos que a Casa, mais uma vez, cumpre seu papel legal em acatar o posicionamento da justiça.
A sessão segue suspensa até que seja proferida a decisão de mérito.
Paulo Victor
Presidente da Câmara Municipal de São Luís
Prezado Clodoaldo,
Estou entrando em contato para denunciar uma grave situação no Estado do Maranhão, onde o assédio institucional tornou-se uma prática comum, especialmente no setor da saúde. O “medo da demissão/exoneração” é utilizado como ferramenta de coerção, comprometendo a integridade do sistema de saúde e a saúde mental de enfermeiros, assistentes sociais, etc.
Políticos estão se apropriando de Unidades de Saúde para consolidar-se como benfeitores dos serviços públicos, prejudicando profissionais, usuários e a gestão pública. Um exemplo alarmante e que merece especial atenção é o Hospital Dr. Genésio Rêgo, entregue a uma vereadora da capital como feudo político. Ela colocou sua chefe de gabinete como testa de ferro e vem humilhando e coagindo os profissionais que ali trabalham. Inúmeras denúncias já foram feitas na ouvidoria, mas diante da sua proximidade com o governo nada acontece. O lema dela é: “o Governador me deu o hospital, então vou demitir quem eu quiser e colocar quem eu quero”. Consegue imaginar como é saudável trabalhar num local assim? E, olha que estamos falando da área da saúde.
Pesquise na internet os termos “vereadora” e “Hospital Dr. Genésio Rego” e terá um vislumbre do que vem acontecendo.
A ausência de oposição na Assembleia Legislativa e o silenciamento aparente do Ministério Público dificultam a contenção dessas práticas. Solicito sua colaboração para investigar a fundo essa questão, que vital para todos que dependem da saúde pública no Maranhão.
Afinal, o jornalismo investigativo é fundamental para expor a verdade e promover transparência. Acredito na importância de uma mobilização da sociedade civil e das instituições democráticas para preservar a saúde como bem essencial, não como moeda política.
Estou à disposição para mais informações. Agradeço sua atenção e comprometimento.