Fufuca libera mais recursos para cidades de Arthur Lira e aliados do PP do que para o Maranhão

Levantamento feito pelo jornal O Globo demonstrou que o ministro dos Esportes, André Fufuca, colocou a máquina do seu ministério para beneficiar muito mais o fiador de sua indicação, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e cidades grandes comandadas pelo partido Progressistas, em detrimento de ajudar mais cidades do Maranhão.

Fufuca tem como principais aliados de grandes cidades do Maranhão os prefeitos de Pinheiro, Luciano Genésio, e de Coelho Neto, Bruno Silva, além do pai, prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas. Este último sim, foi bem agraciado já com emendas do ministério do esporte.

Mas, segundo o levantamento de O Globo, das dez maiores cidades que receberam recurso entre setembro (quando Fufuca assumiu o ministério) e dezembro de 2023, nenhuma fica no Maranhão.

O município alagoano Barra do São Miguel, comandado pelo pai de Arthur Lira, e com apenas pouco mais de 8 mil habitantes, teve destinado R$ 4 milhões para a construção de duas arenas, um complexo esportivo e para alavancar o futebol amador. Filho do prefeito, Arthur Lira foi o fiador da indicação de Fufuca ao governo. Outras prefeituras do PP também foram contempladas, incrementando os recursos que os aliados terão à disposição em ano eleitoral.

Procurado por O Globo, o Ministério do Esporte afirmou que os critérios para a escolha de municípios são “técnicos” e que os acordos firmados “foram analisados e tratados com base na estrita legalidade”. “É isso o que permite ao Ministério do Esporte, respeitando os limites impostos pelo orçamento, atender prefeituras e governos estaduais, em todas as unidades da federação”, disse em nota. A pasta negou favorecimento a aliados do ministro e disse que os projetos estão em “cidades administradas por gestores de todos os matizes políticos”.

Nenhuma das cidades que mais receberam recursos do ministério de Fufuca fica no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *