Agressor da equipe da Mirante é sobrinho da primeira-dama da Raposa e pré-candidato a vereador

O homem que agrediu a equipe de reportagem da TV Mirante na manhã desta quinta-feira (11) durante a cobertura de um acidente automobilismo é o estudante de Direito Lucas Paraíba. Ele é pré-candidato a vereador do município da Raposa, onde a tia, Rita de Cassia Carneiro, é esposa do prefeito Eudes Barros.

Lucas agrediu a equipe da repórter Nice Ribeiro ao vivo. Segundo testemunhas, ele causou o acidente e apresentava sinais de embriaguez. O jovem bateu na traseira de outro veículo, que rodopiou na pista e ficou parado no meio da avenida, o que impediu a passagem de outros veículos em algumas faixas da via.

Enquanto a repórter Nicce Ribeiro reportava o acidente, ao vivo, o Lucas colocou a mão sobre a câmera e começou a agredir a repórter, o cinegrafista, Luís de França, além do auxiliar, Luís Garcês. A transmissão precisou ser interrompida.

Nota da TV Mirante

Em nota, A TV Mirante repudiou o ato de agressão como uma afronta à liberdade de imprensa.

“A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para o Estado democrático de direito. A TV Mirante se solidariza com os jornalistas agredidos e com todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios para cumprir seu papel social e espera que as autoridades apurem o ocorrido com o devido rigor. Continuaremos a desempenhar nosso papel com coragem e determinação, em respeito ao direito de toda a sociedade à informação”, diz a nota.

NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Leonardo Sampaio, também repudiou o ato de violência.

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Maranhão (SINDJOR-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam veementemente a agressão sofrida pela equipe de reportagem da TV Mirante enquanto realizava a cobertura de um acidente de trânsito na capital nesta manhã.

A agressão a um profissional da imprensa é um ataque direto à liberdade de expressão, um dos pilares fundamentais da democracia. O direito à informação é garantido pela Constituição Federal, e a liberdade de imprensa é essencial para a manutenção de um Estado democrático de direito.

O SINDJOR expressa sua solidariedade à repórter Nice Ribeiro, ao repórter cinematográfico Luís de França e ao motorista Luis Garcês, bem como a todos os profissionais de imprensa que, diariamente, enfrentam desafios e riscos no exercício de sua profissão.

Entendemos que esse tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Maranhão. Agredir, intimidar e constranger os profissionais que realizam seu trabalho de levar informações à população, configuram flagrante violação a um pilar da democracia, a liberdade de imprensa.

É imprescindível que as autoridades competentes apurem o ocorrido com rigor exemplar, garantindo que a imprensa possa trabalhar de forma segura e para exercer seu papel fundamental de informar a sociedade.

Leonardo Sampaio

Presidente SINDJOR

RESPOSTA DE LUCAS PARAÍBA 

Por meio de nota em suas redes sociais,  Lucas Paraíba pediu desculpas pelo episódio e afirmou que não estava embriagado no momento do acidente.

 

1 pensou em “Agressor da equipe da Mirante é sobrinho da primeira-dama da Raposa e pré-candidato a vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *