O deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB) voltou à tribuna durante a sessão desta semana para abordar a grave crise ambiental que o país, incluindo o Maranhão, enfrenta.
Com as eleições municipais se aproximando, o parlamentar fez uma reflexão crítica, questionando como as candidaturas a prefeito e vereador irão tratar das questões ambientais.
Mendonça levantou uma preocupação essencial: será que o tema terá espaço nos programas de governo e nos debates eleitorais?
Na semana passada, o deputado já havia feito um apelo na tribuna sobre as queimadas que assolam o estado.
Hoje, ele reforçou a necessidade urgente de que a Assembleia Legislativa discuta mais profundamente o tema ambiental. Além das queimadas, o parlamentar destacou a importância de políticas para a gestão de resíduos sólidos e o soluções para às intempéries causadas pelo desmatamento e queimadas.
“Quero aqui me dirigir ao deputado Wellington, Yglésio, Duarte, Braide, candidatos a prefeito de São Luís, e aos deputados que são candidatos em outros municípios. Precisamos trazer à luz do debate com a sociedade a preparação de nossas cidades e municípios para enfrentar este momento crítico que o Estado e o país vivem”, declarou Mendonça.
O deputado mencionou, como exemplo, a situação alarmante do Rio Itapecuru, que banha mais de 45 municípios e é uma das principais fontes de água do Maranhão, abastecendo 60% do estado . Mendonça questionou quais são as propostas concretas para preservar esse recurso vital e como os candidatos irão abordar essa questão em seus planos de governo.
O discurso do deputado Júlio Mendonça ressalta a urgência de integrar a pauta ambiental nos debates eleitorais, assegurando que a preservação dos recursos naturais e o combate à crise ambiental sejam prioridades nas gestões municipais que se aproximam.