O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (6), entre 8h e 17h, pelo horário de Brasília. Os brasileiros vão eleger os novos prefeitos e vereadores. No maranhão, duas cidades também terão um terceiro voto em plebiscito: São Luís e Governador Edison Lobão. Na capital, os eleitores votarão sobre o Passe Livre estudantil e em Edison Lobão será decidido sobre a mudança de nome do município.
Horário da votação
As seções eleitorais funcionam das 8h às 17h, sempre pelo horário de Brasília.
Local de votação
Desde o dia 3 de setembro, já é possível consultar a seção de votação, no e-Título ou na internet, tendo como base as informações mais atualizadas. A ferramenta é importante para quem pediu a transferência temporária do local de votação e para quem fez mudanças no cadastro eleitoral até o dia 8 de maio.
Documento para votar
Ao chegar na seção eleitoral, o cidadão precisa comprovar a identidade com um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos (em papel ou no celular):
– E-Título (com foto);
– carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
– certificado de reservista;
– carteira de trabalho, e
– carteira nacional de habilitação;
Esses documentos podem ser aceitos mesmo que fora da validade, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor. Não são aceitas a certidão de nascimento e a certidão de casamento como prova de identidade no momento da votação.
Quem perdeu o título pode votar – o documento não é obrigatório. A pessoa pode consultar o local de votação na página do Tribunal Superior Eleitoral, no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral. O importante é levar, no dia da votação, um documento de identificação com foto.
Cola
A Justiça Eleitoral aceita e estimula a chamada “colinha” – uma anotação, pessoal e individual, dos números dos candidatos em que o eleitor pretende votar.
Isso ajuda o eleitor a não esquecer o candidato da sua preferência. Também agiliza a votação, contribuindo para o fluxo da fila nas seções eleitorais.
No entanto, a “colinha” não pode ser digital, já que celulares não podem ser levados para a cabine de votação, mesmo que desligados.
Celulares
O eleitor não vai poder entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho deverá ficar em um local específico, indicado pela equipe de votação, desligado. Outros aparelhos eletrônicos também não são permitidos.
Consultas pelo E-título
O aplicativo E-Título pode ser baixados nas lojas virtuais dos smartphones.
O app funciona como a via digital do título de eleitor. Se estiver com foto, pode ser usado como documento de identificação na hora de votar.
Além disso, o aplicativo conta com ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.
– apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito;
– consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
– consulta ao local de votação;
– emissão de certidão de quitação eleitoral;
– geração do título eleitoral em formato PDF para impressão;
– emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
– consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;
– pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.
Mas, atenção: quem não baixou o app e emitiu o E-Título até o sábado (5) não terá como fazer isso no dia da votação.