Do Atual7, com edição
O ex-prefeito de Codó e ex-deputado estadual Ricardo Archer é o novo secretário de Articulação Política da governadora Roseana Sarney (PMDB). Ele foi empossado na tarde dessa terça-feira (17), no Palácio dos Leões.
Archer teve as prestações das contas, relativas aos exercícios financeiros de 1997 e 1998, reprovadas, em sessão da Câmara de Vereadores, no dia 30 de maio de 2011. No entanto, uma nova sessão, realizada em 20 de dezembro de 2012, aprovou as mesmas contas do ex-prefeito.
O Ministério Público do Maranhão (MP/MA) então propôs, no dia 26 de agosto, Ação Civil Pública contra Ricardo Archer; contra o município de Codó; a Câmara Municipal de Vereadores de Codó; o presidente da Câmara de Vereadores Francisco de Assis Paiva Brito; três vereadores e mais cinco ex-vereadores da cidade.
O MP/MA pediu a nulidade da sessão que reapreciou as contas do ex-prefeito e requereu ainda a condenação do secretário de Roseana e de todos os outros réus, com base na Lei Federal 8429/92, Lei de Improbidade Administrativa.
O novo secretário terá como adjunto o ex-prefeito de Itapecuru-Mirim, Antonio da Cruz Figueira Júnior, o ‘Júnior Marreca’, que também responde a várias ações de improbidade (veja aqui).
Esse cara não deixou saudade em Codó. Aqui ficava falando mal de Roseana, agora foi correndo atrás da boquinha.