Notas quentes da terça-feira

Disputa põe em risco Semana de Teatro

Ester e Américo Azevedo em pé de guerra

Ester e Américo Azevedo em pé de guerra

A Secretária da Cultura, Ester Marques, continua em luta contra o Diretor do Teatro Artur Azevedo, jornalista Américo Azevedo Neto. A briga agora é porque a classe teatral, por sugestão do Diretor elegeu quatro integrantes para a comissão que organizaria a Semana do Teatro no Maranhão que ocorrerá em maio. Como a comissão é composta por sete membros, a classe teria a maioria, algo inédito. Acontece que a secretária não gostou. Achou que o Diretor estava agindo à revelia de sua autoridade. E começou a confusão. Não reconheceu a comissão e disse que a Semana de Teatro não vai acontecer e tudo “por causa de Américo. Numa reunião com parte da classe, no último dia 16, Ester mostrou o ofício em que Américo pediu autorização para publicar o edital (ponto de partida da Semana) com carimbo de protocolo desse mesmo dia 16 para mostrar má fé do jornalista. Só que a cópia do ofício de mostra seu recebimento no dia 10, assinado por uma funcionária chamada Ivana. A disputa dos dois ainda vai dar muita confusão.

Caso de Alan Linhares no TSE

alanlinharesA coligação “Bacabeira União de Todos Nós” irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) que manteve o prefeito Alan Linhares no cargo. O prefeito é acuso de abuso de poder político e econômico. Segundo a coligação que ficou em segundo lugar nas eleições do município, o TRE não levou em consideração as provas anexadas ao processo, vindas da Polícia Federal. Na última quinta-feira (12), o TRE decidiu por 4 a 1 manter Linhares no cargo. Sobre os detalhes, o Blog tratará mais à frente.

Talento escondido

marcospachecoChamou atenção dos jornalistas que cobriram a audiência com o secretário de saúde na Assembleia, a desenvoltura de Marcos Pacheco em falar sobre as ações da pasta e responder com firmeza os questionamentos da oposição. Titular de uma das pastas mais importantes do governo, Pacheco tem aparecido muito pouco dando entrevistas e mostrando suas ações, que hoje foram reveladas importantes para resultados a curto, médio e longo prazo. E o secretário demonstrou que fala bem, tem conhecimento do sistema de saúde e se consegue lidar com perguntas mais capciosas. É um secretário que tem o que mostrar e sabe mostrar, então, precisa aparecer mais.

“Maranhão Transparente”

20150316_113525[1]O secretário estadual de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, convidou hoje o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), Jorge Pavão, e os membros da corte de contas, a participarem do evento “Maranhão Transparente”, que será realizado na próxima sexta-feira, 20, a partir das 14h, no auditório da Casa Civil (palácio Henrique de La Roque). De acordo com Rodrigo Lago, a solenidade terá como ponto alto a adesão do Estado do Maranhão ao programa “Brasil Transparente”, da Controladoria Geral da União. Na ocasião, também será apresentado o novo Portal da Transparência, que entrará em funcionamento nos próximos dias.

Sobre a queda de teto de escola

Nas notas de ontem, foi noticiada a queda do teto do Centro de Ensino Leão Santos, em Arari. A ex-secretária adjunta da Seduc, Consuelo Magalhães, emitiu nota esclarecimento ao Blog onde põe a culta do problema na falta de continuidade das obras e falta de “visitas técnicas” da atual gestão.

“Até este mês de março, quase 90 dias da nova gestão, nenhuma visita técnica foi realizada para vistoria a reforma da escola Leão Santos. Digo isto porque ao ler a notícia, tive o cuidado de procurar saber o que havia de fato ocorrido e, de acordo com professores e alunos da escola: a última visita foi feita em dezembro, na gestão anterior, com isso o número de trabalhadores na obra foi diminuindo até que a obra ficou abandonada pela empresa e pela SEDUC. Uma clara distorção dos fatos. Portanto, cumpre esclarecer que até meados de dezembro a reforma já estava na fase final, e que todos os serviços realizados e pagos tiveram o aval técnico da SEDUC, através do fiscal da obra, servidor público com competência e experiência na área de fiscalização, e de técnicos do consórcio COBRAPE-STCP, empresa contratada para gerenciar as obras do programa Viva Maranhão. Cabe à atual gestão, juntamente com o consórcio COBRAPE-STCP levantar as causas que levaram ao desabamento e após identificada as razões, tomar as medidas necessárias para sua correção e apuração de possíveis responsáveis”.

Resta saber se as informações sobre reformas em andamento, garantia de recursos e necessidades de visitas foram repassadas à nova gestão no período da transição.

Estacionamento irregular na Litorânea

rrjRoberto Rocha Júnior (PSB) solicitou à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que faça uma fiscalização mais rigorosa para evitar o estacionamento irregular de veículos no novo calçamento da Avenida Litorânea. O socialista considera que o calçamento em frente ao parquinho é o espaço mais comum de irregularidades. Segundo ele, muitos flanelinhas até já estabeleceram pontos e obrigam as pessoas a pagarem pelo espaço público como se fosse privado. “Apesar do esforço empreendido pela SMTT no sentido de coibir praticas irregulares no trânsito, o que pedimos é que a fiscalização seja mais intensificada na Avenida Litorânea, pois o que podemos observar é que muitos motoristas estão utilizando espaços proibidos para estacionar seus veículos. Causando muitos transtornos aos pedestres que são impedidos de transitar livremente”.

5 ideias sobre “Notas quentes da terça-feira

  1. Ja deixei de tentar entender por que o governador mantém essa louca na Secma , ja caiu a mascara que ela é técnica , ela nao brigou so com Américo e com Eliziane ela brigou com quase todo mundo que nao é Sarneyzista dentro da Secma parece que so que ta feliz e o Márcio Jerry

  2. Essa ester é u óoooo. daqui a pouco todo mundo vai tá é querendo a volta de roseana. isso se bulcão não já tiver mandando lá. aí, meu amor, é o bicho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *