Concurso para a PGE reforça defesa do patrimônio público

Procurador geral do Estado, Rodrigo Maia, fala do concurso deste domingo (4)

Procurador geral do Estado, Rodrigo Maia, fala do concurso deste domingo (4)

Quase seis mil candidatos realizarão, neste domingo (4), as provas objetivas do Concurso Público para preenchimento de 30 vagas na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/MA), para o Cargo de Procurador do Estado – o 1º depois de treze anos. As provas objetivas terão duração de cinco horas. Os portões abrem às 8h e fecham às 8h30 (horário local). O Procurador Geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, explica rapidamente ao blog a importância do concurso para a instituição e para o Estado.

– Qual a importância da realização do concurso para o Estado e qual o porquê dessa demora de mais de uma década em relação ao último concurso realizado para a carreira de procurador?
– É papel dos procuradores a defesa do Estado em juízo e a consultoria jurídica dos órgãos e entidades da Administração Pública, o que implica no aprimoramento e fortalecimento das políticas públicas e na preservação do erário, patrimônio de todos os maranhenses.
O ingresso de novos membros representa um inequívoco fortalecimento institucional e um ganho de eficiência no exercício de tais funções. Essa demora toda – o último concurso foi em 2003 – reflete em grande medida um descaso para com a  legalidade e a defesa do patrimônio público, o que ficou acentuado sobretudo na gestão anterior. Para esse tipo de gestor descompromissado, a procuradoria representa um estorvo ao invés de um parceiro da gestão. Felizmente, esse governo tem demonstrado com ações firmes e concretas seu compromisso com a instituição e os princípios por ela defendidos.
– Como serão as provas e qual a expectativa para a nomeação dos novos procuradores?
– Além da prova objetiva que ocorrerá na manhã deste domingo, teremos uma prova discursiva e por fim uma prova oral, todas de caráter eliminatório. O cronograma prevê o encerramento das provas com a divulgação do resultado final em maio de 2017. Acreditamos que faremos as nomeações ainda no primeiro semestre, até porque é grande a demanda por novos colegas, os quais temos certeza que irão fortalecer ainda mais a nossa instituição na defesa do interesse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *