Festa de São Marçal: últimos preparativos para o Encontro dos grupos de Bumba-meu-boi

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão trabalhando no circuito da grande festa popular em celebração ao Dia de São Marçal, realizada no João Paulo, na próxima sexta-feira (30), quando ocorre o maior encontro de grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca da Ilha. Para proporcionar mais brilho, alegria e segurança à festa, todo o circuito por onde se apresentam as manifestações está recebendo nova iluminação pública e reparos especiais para proporcionar a estrutura necessária ao evento que já é uma tradição da capital. A festa é realizada Governo do Estado conta com o apoio da Prefeitura.

Nesta segunda-feira (26), o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, se reuniu com o comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e organizadores da Festa de São Marçal para alinhar as últimas pendências com relação a realização do evento nesta sexta-feira (30).

Como em anos anteriores, o evento está garantido pelo Governo do Maranhão, que, por meio da Sectur, está disponibilizando toda a estrutura para a realização da festa, além de um aporte financeiro. Neste ano, o instituto que tradicionalmente organizava a festa se afastou da organização e membros da sociedade civil envolvidos com a cultura procuraram a Sectur para tomar a frente da festa.

“A Festa de São Marçal é feita pelo povo e para o povo, como o objetivo maior de preservação e disseminação de um dos mais peculiares atrativos da cultura maranhense: o bumba-meu-boi. Por isso, procuramos novas parcerias para dar continuidade a esse momento único, que certamente será realizado com o mesmo brilhantismo de sempre”, pontuou o secretário.

Durante a reunião, os órgãos de segurança garantiram toda a logística necessária para a realização tranquila do evento. “Estaremos na rua com um efetivo de 600 policiais atuando no policiamento preventivo, garantindo a paz nessa festa tão tradicional do Maranhão”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.

A Festa de São Marçal integra os investimentos dos festejos juninos do Governo do Estado que, além da realização dos arraiais oficiais, apoia os arraiais de bairros e os festejos tradicionais, apoia neste período a Festança Junina, o Festival de Zabumbas, Encontro de Gigantes, Encontro de Miolos de Boi e Encontros de Bumba Meu Boi na Capela de São Pedro na Madre Deus.

Para valorizar ainda mais a manifestação tradicional do Dia de São Marçal no João Paulo, praças localizadas próximas à grande festa também receberam atenção especial da Prefeitura, entre elas estão a Duque de Caxias e Praça do Viva.

Assim como o João Paulo, outros bairros da capital onde foram instalados palcos oficiais do ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, também receberam serviços especiais de infraestrutura urbana, capina e roçagem e melhorias no sistema de iluminação pública, para valorização dos arraiais do Cohatrac, Vila Palmeira, Anil, João de Deus, Cidade Operária, Vila Embratel, Liberdade, Fátima, além do Largo de Santo Antônio e Praça Maria Aragão.


TRÂNSITO

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai disciplinar o trânsito na área do João Paulo onde ocorre, sexta-feira (30), o encontro de bois de matraca da Ilha em celebração ao Dia de São Marçal.

A interdição para o tráfego de veículos será feita nas seguintes vias: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias), com suas respectivas transversais. As interdições terão início a partir das 22h de quinta-feira (29) e prosseguem até a 0h de sábado (1º de julho).

A SMTT ressalta que a utilização de equipamentos de som nos locais indicados deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio. No que se refere ao serviço de carga e descarga de veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até as 22h de quinta-feira (29).

Os veículos militares, de bombeiros, de polícia, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como os veículos dos moradores das áreas interditadas devidamente identificados, terão livre acesso, de acordo com a orientação dos agentes de trânsito da SMTT.

5 pensou em “Festa de São Marçal: últimos preparativos para o Encontro dos grupos de Bumba-meu-boi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *