Paço do Lumiar agora tem companhia do Corpo de Bombeiros

Com a presença do governador Flávio Dino, do prefeito Domingos Dutra, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto de Araújo, e diversas autoridades e convidados foi inaugurada em Paço do Lumiar, a 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar do Maranhão (2ª CIBM). A unidade está sediada na Avenida 13 do Maiobão, em anexo ao prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Centro Social Urbano (CSU), e vai atuar em cerca de 30 bairros.

“É uma satisfação muito grande ter uma companhia do Corpo de Bombeiros Militar aqui em Paço do Lumiar, pois esta é uma das instituições mais respeitadas do país pelos serviços que presta e pelas vidas que salva”, destacou o prefeito Domingos Dutra, acrescentando que a instalação da 2ª CIBM é uma conquista que ficará na história de Paço do Lumiar. “Agradeço ao governador Flávio e ao coronel Roberto. É mais um feito inédito da nossa gestão”, comemorou o prefeito, ao lado da vice-prefeita Maria Paula Azevedo.

O governador Flávio Dino informou que esta é a 11ª unidade do Corpo de Bombeiros Militar instalada pelo seu governo desde 2015. “Muitas cidades estavam a centenas de quilômetros de uma corporação. Então quando assumimos, conversei com o secretário Jefferson Portela e com o comandante Célio Roberto para que aproximássemos mais os bombeiros da população, diminuindo o tempo de resposta. E isto temos conseguido. Além do combate aos incêndios, há um aspecto muito importante do trabalho dos bombeiros que é a prevenção, uma função que eles também desempenharão aqui”, observou o governador.

A 2ª CIBM terá um efetivo de 32 militares, entre oficiais e praças, e será comandada pelo major Rildo Rocha. Realizará trabalho de prevenção de acidentes, combate a incêndios, fiscalização de estabelecimentos comerciais, locais de eventos, combate à venda ilegal de gás GLP, capturas de animal, atendimento pré-hospitalar, atendimento a pacientes psiquiátricos, como suporte ao Samu, fiscalizações nas edificações para que sejam cumpridas as exigências de segurança, educação preventiva, projetos sociais nas escolas e associações comunitárias, entre outras ações.

UNIDADE METROPOLITANA

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Célio Roberto de Araújo, afirmou que a 2ª CIBM tem características metropolitanas, pois além da população de Paço, vão poder contar com o grupamento os moradores de São Luís, São José de Ribamar e Raposa, uma população estimada em mais de 200 mil pessoas no total.

 A unidade contará com três viaturas, um autotanque com capacidade para 11 mil litros de água, um carro de resgate para atendimento de vítimas presas em ferragens e um carro administrativo para vistorias. Terá ainda posteriormente uma ambulância para atendimento pré-hospitalar.

“A 2ª CIBM em Paço é importante pela descentralização dos serviços e maior agilidade. Anteriormente, Paço do Lumiar era atendido pela companhia de São José de Ribamar. Agora, o tempo de resposta para uma chamada será muito mais rápido”, destaca o comandante da 2ª CIBM, major Rildo Rocha.

Para o tenente Farias, que integra a 2ª CIBM, a implantação da unidade está sendo muito bem aceita pela comunidade, pois a corporação chega ao município para prevenção, orientação, para minimizar incidentes, acidentes, além de desenvolver atividades técnico-profissionais. “Para nós, como profissionais do fogo, estamos orgulhosos de estar em Paço do Lumiar. Se para a sociedade é um ganho, para nós é uma honra e motivo de muita satisfação”, salienta o tenente Farias.

Parte dos recursos gastos com a preparação do imóvel veio da economia obtida com a não realização do Carnaval oficial este ano no município. “O Carnaval é só por quatro dias, esta unidade dos bombeiros é para a vida toda”, ressalta o prefeito Dutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *