Agência Metropolitana apresenta projeto do Cais São Luís-Alcântara

Mais um projeto do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM) está prestes a ser iniciado. Trata-se do Cais Flutuante São Luís-Alcântara (Terminal Portuário da Ponta D’Areia, em São Luís, e Terminal Portuário da Independência, em Alcântara), cujo projeto básico e executivo foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 16, pelo presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Atualmente, o Cais da Praia Grande é o único Terminal Hidroviário da capital. Conta com apenas quatro embarcações, três Iates e um Catamarã realizando duas viagens por dia, são transportado 11.935 passageiros mês, sendo 398 por dia. Além das embarcações do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) que realiza o transporte de 246 militares diariamente.

Embora esteja localizado na Avenida Senador Vitorino Freire no Centro de São Luís, o Cais da Praia Grande somente oferece condições de navegabilidade durante o período de preamar, para manobras de acostagem e atracações das embarcações que realizam o transporte de passageiros e pequenas cargas para Alcântara e outras cidades da região da Baixada Maranhense, devido as grandes variações de marés, ficando inoperante durante a baixamar. “Com as quantidades de viagens diárias reduzidas, o potencial turístico de Alcântara é pouco explorado pelos visitantes”, explicou Lívio Corrêa.

Com a implantação do Terminal Portuário na Ponta D’Areia, estima-se a realização 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente.

O projeto de viabilidade técnica do Cais Flutuante São Luís-Alcântara foi aprovado pelo Governador Flávio Dino. “Agora passaremos para a próxima fase, que é a de viabilização dos recursos financeiros para a execução da obra”, revelou o presidente da AGEM.

O Cais Flutuante São Luís-Alcântara será construído pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana, em parceria com a Prefeitura de Alcântara. O prazo de execução da obra será de aproximadamente 18 meses (1 ano e meio).

5 pensou em “Agência Metropolitana apresenta projeto do Cais São Luís-Alcântara

    • Verdade esse governo dino com esse prefeito de Alcântara que não paga ninguém, ]os motorista de trasposte escolares tem alguns que mais de 6 meses atrasado, duvido MUITO sair do papel, como diz o amigo a ponte de Bequimão pra outros anteriores nunca saiu e não vai sair pelo andar da carruagem

  1. Só quero saber como ficará o fluxo de carros , contando com, novos empreendimentos residenciais , levando em consideração o fluxo de entrada e saída de veículos , com apenas uma entrada e uma saída .
    A pouco tempo teve um evento irresponsável aqui na península , que simplesmente travou o trânsito , as pessoas simplesmente abandonavam os carrios e saíam a pé .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *