Galdino coloca São João do Maranhão em patamar superior

Este final de semana foi mais um sucesso de público nos arraiais da Grande São Luís. E foi mais uma demonstração da boa gestão na secretaria de Cultura do Estado. Olhado com desconfiança pelos setores culturais quando assumiu a secretaria de cultura em 2016 (na época secretaria de cultura e turismo), Diego Galdino surpreendeu positivamente as pessoas do meio e os frequentadores dos eventos promovidos pela pasta.

Como toda mudança causa desconforto inicial. primeiro vieram críticas pelas implantações de editais, quando muitos grupos que se achavam acima de qualquer legislação, não queriam passar por um edital simples que demonstrou ser eficiente para democratizar e acabar com a antiga reclamação dos grupos folclóricos que ficavam mais de seis meses após as apresentações com o pires na mão cobrando os pagamentos. Hoje, os grupos estão satisfeitos tendo previsibilidade e melhor planejamento para suas atividades.

O carnaval de São Luís entrou renasceu com o circuito da Beira-Mar se tornando potência no período momesco. As festas de fim de ano também ganharam atrativos de fato. Quando antes não tínhamos nenhum evento, ganharam um show apoteótico de projeções no Palácio dos Leões, cantatas e brilho em toda a capital – em parceria com a prefeitura de São Luís, destaque-se.

E a maior estrela da cultura maranhense, a festa junina, ganhou mais estrutura e aparato do Estado – quando antes toda a estrutura estatal se concentrava muito em um ou dois arraiais oficiais – e hoje, a presença da Polícia Militar, banheiros, decoração descentralizada. Este ano, além dos grandes arraiais do Centro Histórico, Praça Maria Aragão e Ipem, também no  Anil, Cidade Operária, Cohajap, Largo de Santo Antônio, João Paulo, João de Deus, Anjo da Guarda e Liberdade.

Este ano, a grande sacada do mosaico de bandeirinhas no Centro Histórico de São Luís, que tem atraído milhares de visitantes. Artesãos, vendedores de água de coco, sorveteiros e outros comerciantes da região disseram ter aumentado em mais de 100% as vendas desde que a decoração foi instalada. Quem anda pelo Centro percebe nitidamente a presença de muitos turistas estrangeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *