Classe política destaca aniversário de O Imparcial

Marcus Saldanha

oimparcialHoje, primeiro de maio, O Imparcial completa 87 anos de existência e a classe política destaca importância do primeiro jornal diário para vida política do Maranhão.
O deputado estadual Afonso Manoel (PMDB) que já havia homenageado o jornal em uma sessão solene por ocasião dos 85 anos de aniversário, entrou na segunda-feira com o Requerimento nº 14713 para que seja encaminhada mensagem de congratulações ao senhor Pedro Freire, Diretor-Presidente de O Imparcial, alusiva aos 87 anos do periódico e que fica registrado na história da Assembleia: “Vale ressaltar, que O Imparcial é o primeiro jornal diário do Maranhão e líder em sua região de abrangência, devido ao seu jornalismo de qualidade, que respeita os interesses do leitor e, assim, angaria forte credibilidade junto à população”, destaca o parlamentar no documento.

Em entrevista o peemedebista afirma que o jornal é motivo de orgulho e ao longo de seus 87 anos tem mantido aquilo que uma imprensa deve ser: “Independente e informativa”, avalia. O autor do Requerimento parabeniza toda equipe de O Imparcial e acrescenta: “A gente sente orgulho de manhã cedo ler O Imparcial. Tenho assinatura há vários anos e o meu café da manhã é a leitura de O Imparcial”, finaliza o deputado.

O jornal que daqui a 13 anos será centenário também foi lembrado pelo deputado Magno Bacelar (PV): “Sou leitor assíduo do jornal que é imparcial que dá amplitude as matérias divulgadas transmitindo com fidelidade sempre a verdade sem paixões políticas, então merece todo nosso respeito esse meio de divulgação e informação”, parabenizou o deputado do partido verde.

Para o deputado Bira do Pindaré (PT), O Imparcial é um exemplo de perseverança e constância na vida dos maranhenses: “O seu dinamismo tem contribuído para que ele possa ter essa marca, presença e vitalidade. Sou testemunha do esforço que toda sua equipe faz e por essa razão o considero uma referência para a democracia.” O petista destacou ainda a importância do jornal no período ditatorial onde o direito a imprensa foi cerceado e O Imparcial manteve-se ativo e a “feliz coincidência” do aniversário do jornal com o dia da classe trabalhadora.

A deputada estadual Eliziane Gama (MD) frisa o papel do jornal no agendamento social do Maranhão: “Fico feliz pelos 87 anos do jornal que contribui para a formação do nosso estado, já que esse é um papel dos meio de comunicação. O Imparcial transcrevendo com imparcialidade a realidade, pautando, fazendo o agendamento social do nosso estado”, destacou a Eliziane que ainda relembrou o período inicial que o Diários Associados eram comandados por Assis Chateubriand que “Faz parte da história do Brasil, do Maranhão e da nossa história acadêmica”, conta Eliziane que também tem formação na área jornalística.

“O Imparcial tem uma importância como grande órgão de imprensa que dá a notícia com imparcialidade. Uma imprensa séria e um jornal equilibrado. Parabéns a família de jornalistas que faz esse grande jornal”, parabeniza também o deputado Manoel Ribeiro (PTB) que destaca a dificuldade de se manter um veículo de comunicação com honestidade e imparcialidade como O Imparcial vem fazendo.

A vereadora Rose Sales (PC do B) também destaca a credibilidade e a imparcialidade do periódico e afirma que “O jornal tem acompanhado a dinâmica da mudança de comportamento e inquietação dos maranhenses. É um jornal legítimo do Maranhão e estamos orgulhosos por isso”.
Memória

O vereador José Joaquim, com 64 anos de idade lembra que adquiriu com o pai, Nilo Ramos e tio José Guimarães o hábito de ler o jornal O Imparcial diariamente em casa. Como leitor destacou personalidades em períodos diferentes da história do diário, tais como Assis Chateubriand, os jornalistas Pires de Sabóia, Miécio Jorge, Maria Inês Sabóia, Raimundo Borges e Pedro Freire.

“Respeitamos e homenageamos todo o quadro de jornalistas do passado e do presente de O Imparcial que é uma referência da imprensa do Maranhão e do Brasil.”, parabenizou o vereador que finaliza dizendo que “O jornal dá seu contributo em termos de informação jornalística dentro dos critérios da justiça, do respeito e da ética.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *