A cidade, chamada carinhosamente de “Ilha Rebelde” pelos seus moradores completa hoje mais um aniversário. Dias atrás as ruas seculares de São Luís foram palcos de grandes manifestações onde a esperança, a mudança e principalmente a transformação das práticas políticas foram as bandeiras abraçadas por quem foi ás ruas manter a tradição de luta desta cidade.
A ilha não tem o nome de rebelde, por acaso, sempre foi uma cidade marcada por tais momentos. As mobilizações de 1951, a histórica greve da meia passagem em 1979, os comícios na Praça Deodoro no Movimento Diretas Já e no Fora Collor marcaram momentos importantes da capital maranhense que a consolidaram como uma cidade singular e que faz desta característica um dos orgulho dos que nela vivem
Mesmo nos anos de chumbo do regime militar, como em 1979 por exemplo, a ilha mostrou resistência e deu exemplo de mobilização. Assim foi, assim é, e assim sempre será. Pois no coração de cada ludovicense, ( tanto os que aqui nasceram e os que se tornaram filhos adotivos desta acolhedora cidade) pulsa o compromisso por valores que a cidade dos azulejos sabe como preservar.
São Luis, 401 anos !Os parabéns devem ser dados a todos os cidadãos das áreas mais nobres a mais humildes. Pois é um privilégio residir em uma cidade que mescla a tradição e o eterna chama do inconformismo, sempre latente em cada um dos moradores de uma ilha, que se orgulha de ser rebelde, por que nunca vai abrir mão da democracia e da liberdade.