Prefeitura e Plan Brasil organizam concurso de redação e desenho

Um concurso irá promover a produção artística entre alunos da 5ª a 8ª séries das redes municipais de ensino da região metropolitana de São Luís, a partir de parceria entre as secretarias de Educação (Semed) de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, e a organização não-governamental Plan Brasil. A apresentação do edital foi feita nesta semana pela Secretaria de Educação da capital a gestores da rede municipal de ensino durante encontro no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Com o tema “Chega de bullying: quero aprender”, o Concurso de Produção Textual e Desenhos Criativos faz parte do quadro de parcerias do prefeito Edivaldo Holanda Júnior por uma educação integral, composta de valores e princípios de cidadania. A intenção prioritária do projeto é estimular o engajamento e a participação dos alunos em ações voltadas para a redução das práticas do bullying no espaço escolar. O concurso é um desdobramento do “Projeto Educar para a Paz: aprendendo sem medo”.

Cada aluno poderá se inscrever nas duas modalidades – desenho e redação – sendo que apenas um dos trabalhos poderá ser selecionado pela banca julgadora. O resultado, com a divulgação dos vencedores, está previsto para o dia 15 de junho.

 

COMO PARTICIPAR

Não haverá ficha e nem taxa de inscrição. Qualquer aluno regularmente matriculado poderá participar, bastando apresentar à direção da escola o trabalho com o qual deseja concorrer. Os trabalhos inscritos passarão pela avaliação de uma banca examinadora, que irá considerar critérios como organização estrutural, conteúdo, adequação ao tema, consistência da argumentação, coerência, ortografia e gramática.

O texto terá entre 15 e 25 linhas, e poderá ser escrito em formato de dissertação ou poesia, desde que relacionado à temática em questão. O desenho também deverá seguir o mesmo critério de relação com o tema. Das duas modalidades, as 150 obras dos alunos que tiverem melhor desempenho serão selecionadas.

Os cinquenta primeiros colocados terão os trabalhos aprovados para uma publicação a ser posteriormente organizada pela Plan. As crianças receberão a cópia do livreto impresso, materiais didáticos e certificado em acrílico de participação e reconhecimento. Já os três primeiros colocados receberão, respectivamente, um smartphone, um tablet e uma câmera fotográfica.

 

(Com informações da Prefeitura de São Luís)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *