O prefeito Edivaldo anunciou nesta quinta-feira (26) o Plano de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O plano tem como meta resgatar os índices seguros do trânsito em São Luís, já que atualmente a cidade ocupa o 11º lugar no ranking das capitais brasileiras mais violentas no trânsito.
Durante o evento, o prefeito Edivaldo lembrou que a cidade estava há cinco anos sem campanhas de educação para o trânsito e que, com as novas medidas, pretende reduzir os índices negativos da cidade. “Após cinco anos sem campanhas educativas para o trânsito, retomamos hoje este importante projeto em nossa gestão. São Luís ocupa hoje um ranking negativo em relação à violência no trânsito no país e queremos deixar um legado diferente para nossa cidade. Queremos voltar a ser exemplo de boa educação no trânsito e, assim, contribuir com a qualidade de vida da população”, disse.
No planejamento que contempla todo segundo semestre de 2014, a Prefeitura chamará as instituições de ensino da capital maranhense, empresas, órgão de classes e a população para a promoção de posturas adequadas no trânsito. Na programação, estão inclusos cinco seminários temáticos para idosos, profissionais do transporte (motoristas de coletivos, cobradores, taxistas, mototaxistas) e condutores de tração animal, um passeio ciclístico, a campanha “Na cidade sem meu carro” e palestras em empresas parceiras da Prefeitura.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, destacou o trabalho baseado no tripé que sustentará as ações de trânsito: engenharia, fiscalização e educação. “Além das campanhas educativas, vamos trabalhar com a intensificação da fiscalização na cidade, revitalização da sinalização horizontal e vertical, troca dos pardais, placas de sinalização, botoeiras redutoras de velocidade e a fiscalização eletrônica: tudo isso compondo o conjunto de melhorias do trânsito da cidade e de promoção da paz no trânsito”, disse.
Na ocasião, representando o Presidente da Câmara Municipal, Isaías Pererinha, o vereador Gutemberg Araújo parabenizou a iniciativa do município em retomar a preocupação com o processo de conscientização da população quanto aos cuidados no trânsito.
Com a volta às aulas, no dia 14 de julho, terá início a Semana Municipal de respeito à faixa de pedestres. Durante a Semana, o personagem Joca, mascote das campanhas educativas, estará na porta das escolas conscientizando os pedestres, motoristas e todos que compõem o trânsito a respeito da importância de fazer o uso adequado e respeito à faixa.
FESTAS JUNINAS E COPA DO MUNDO
Durante o período das festividades juninas e da Copa do Mundo, a mascote Joca e a Companhia Cambalhotas apresentam ao público a campanha educativa “Copa e São João, muitas outras festas virão – Se Beber, não dirija!”, que está atuando em vários pontos da cidade orientando a população a adotar uma postura defensiva no trânsito e lembrar sempre do perigo da mistura de bebidas alcoólicas com a direção.
A peça tem como personagens principais o Pai Francisco e Mãe Catirina, que lembraram ao público o perigo de juntar bebida alcoólica e direção. Na encenação, para atender ao desejo da mulher Francisco pega o carro embriagado e sofre um acidente. Durante a esquete, funcionários da SMTT distribuíram panfletos informativos sobre a campanha.
Acompanharam a apresentação do plano os secretários municipais, Robson Paz (Comunicação); Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar); Tati Lima (Informação e Tecnologia), Gustavo Marques (Projetos Especiais); Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) e José Cursino (Planejamento). Os vereadores Astro de Ogum, Edmar Gomes Rodrigues (PSDB); Francisco Chaguinhas (PRP); Osmar Filho (PSB); Gutemberg Araújo (PSDB), Pavão Filho (PDT) e o deputado estadual Othelino Neto (PPS), além de representantes de entidades relacionadas ao tema, também compareceram ao lançamento.
Essas estratégias são de suma importância na minha opinião. Infelizmente, mesmo com todas as campanhas de conscientização no trânsito, é muito claro para todo mundo que as infrações acontecem com muita frequência. Por este, e por outros inúmeros motivos que não vou listrar neste comentário, é de suma importância estas campanhas de conscientização. A prefeitura tem investido nisso, e deve continuar. Creio esta é uma ferramenta que agrega no que diz respeito a conscientizar os motoristas.
É de suma importância esse plano de educação no trânsito, realmente não temos que um trânsito saudável, porém motoristas e pedestres devem ser mais conscientes do seu próprio comportamento nas vias, o bom comportamento no trânsito só nos garante o melhor!!!
é o que a cidade tava precisando. tem gente que vai pro transito e nao tem a mínima consciencia de que a vida dele e de outras pessoas está em jogo e age com irresponsabilidade no volante. a violencia ta demais e até em shopping ninguém respeita. e se cada um fizesse a sua parte e fosse educado no transito a prefeitura estaria investindo em outras ações…
Boa. Consciencia meu povo, que o transito já é uma das maiores causa de morte entre os jovens. Campanhas assim são sempre uma boa ideia.
O prefeito Edivaldo está resgatando valores administrativos q o último prefeito deixou de lado. Plano de trânsito é de extrema importância para sociedade como um todo. Acho q a educação é sempre a melhor forma de se conquistar posturas mais racionais e de construir cidadãos de bem.