Festa da diversidade cultural no aniversário de São Luís

aniversrio1A Prefeitura de São Luís preparou uma programação especial para o aniversário de 402 anos da cidade. Em referência às várias manifestações culturais que existem na capital maranhense as comemorações vão reunir uma diversidade de ritmos durante os dez dias da programação cultural. Shows de reggae, apresentações de tambor de crioula, músicos maranhenses e expressões folclóricas estão previstas nas comemorações. A programação segue a política de governo do prefeito Edivaldo, que valoriza a democratização do acesso à cultura.

“A ideia é apresentar a nova dinâmica cultural de São Luís e convidar todos para uma grande celebração da alegria e da vida. Será uma festa da diversidade cultural e que pretende promover também o intercâmbio de culturas, tradições e manifestações das novas dinâmicas da cena cultural da cidade”, destacou o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

A Praça Maria Aragão será o palco principal da festa e na data do aniversário de São Luís, na segunda-feira (8), reunirá os músicos Phill Veras, Brígida Andrade, Chiquinho França, banda PedeGinja, entre outras atrações a partir das 19h no show “Louvação a São Luís”. As atrações representam tanto novos cantores maranhenses quanto artistas consagrados na Ilha como o instrumentista Chiquinho França.

O maranhense Phill Veras conquistou reconhecimento nacional e escolheu o aniversário da cidade para lançar seu álbum mais recente, “Carpete”. Considerado uma das grandes revelações da música pop-rock, em menos de dois meses, Phill teve seu último trabalho disseminado como um dos melhores discos do ano por blogs e sites de música brasileira.

Entre as atrações do “Louvação a São Luís” está a dupla mirim Victor e Bruno convidada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), órgão que está coordenando a programação cultural dos 402 anos de São Luís. O show também contará com a banda PedeGinja. O grupo busca inspiração na mistura de poesia e ritmos com canções que apresentam um recorte do cotidiano dos integrantes, entre cores, amores e o rock. A banda vai apresentar o repertório do disco “Contos Cotidianos”.

dançarinas colombianas foto luiz acostaA noite de música do aniversário de São Luís será encerrada com o som inconfundível da guitarra de Chiquinho França. O músico vai apresentar o show “Som do Mará”, com repertório de canções conhecidas do público maranhense em versões cheias de improvisos que surpreendem o público.

O roteiro de shows na Praça Maria Aragão terá início nesta sexta-feira (5) com o espetáculo “Vibrações Positivas” em homenagem ao Dia Municipal do Regueiro a partir das 18h. A festa regueira contará com a presença dos cantores Levi James, Luiz Guerreiro, Celso Reis e Santa Cruz. O evento conta com o apoio da Prefeitura sendo organizado pela Comissão Integrada do Reggae e Turismo (CIRT).

No sábado (6), às 19h, a Praça Maria Aragão será o palco do show “Imenso Amor”, com o padre João Carlos e a banda maranhense Paresia. Com 20 anos de carreira musical, o padre apresentará um repertório de 17 canções autorais sobre o amor e a evangelização cristã entre os jovens, e também músicas famosas de Roberto Carlos, como “O Homem”, “Nossa senhora” e “A Guerra dos Meninos”.

Já no domingo (7), será realizado o show “Glórias”, também às 19h na Maria Aragão, com a cantora gospel Bruna Karla e com o cantor Maurício Paes. Ela já lançou diversos álbuns, entre os mais vendidos estão “Advogado Fiel”, “Bruna Karla ao vivo”, “Amo Você” e o mais recente “Aceito o Teu Chamado”, e foi indicada ao Grammy Latino 2010. A apresentação contará com a participação da banda maranhense Marcados pela Promessa.

OUTROS ESPAÇOS

Além da Praça Maria Aragão, outros espaços da cidade como a Capela de São Benedito, Fábrica das Artes e Galeria Trapiche Santo Ângelo também sediarão eventos dos demais dias da programação cultural. Na abertura das festividades, nesta sexta-feira, está marcada uma roda de conversa das 15h às 18h na Galeria Trapiche, em frente ao Terminal de Integração, sobre o tambor de crioula.

O evento terá como tema a “Política de salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial do governo federal e sua importância para preservação dos modos de fazer do tambor de crioula”. Foram convidados o antropólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão, Sérgio Ferretti, e os integrantes do Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula, Neto de Azile, Mestre Lázaro e Mestre Catatau. No sábado, a Fábrica de São Luís, na Rua de São Pantaleão (Madre Deus), receberá uma programação festiva em homenagem ao Dia Municipal do Tambor de Crioula, a partir das 17h.

A programação foi organizada pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula em parceria com a Prefeitura. “O momento será de festa, de celebração, mas também de reflexão sobre as políticas de preservação e visibilidade desta manifestação cultural que é um importante patrimônio cultural diretamente ligado à identidade cultural do cidadão maranhense”, destacou o coordenador do Comitê, Neto de Azile.

FESTA DO FOLCLORE

As comemorações pelo aniversário da cidade serão estendidas até o dia 14 deste mês. Na terça-feira (9) terá início o 1º Festival Internacional do Folclore, uma iniciativa do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF). O evento conta com apoio da Prefeitura e integrará a programação cultural dos 402 anos de São Luís. A cerimônia de abertura será realizada a partir das 19h30, na Praça Maria Aragão.

Na programação de atividades do festival estão previstos shows, apresentações folclóricas, oficinas de intercâmbio e workshops gratuitos no Teatro da Cidade. Participarão do festival, grupos culturais internacionais da Colômbia, Argentina, Estônia e Índia, além de representantes nacionais de grupos folclóricos do Ceará, Pará, Pernambuco e Maranhão.

1 pensou em “Festa da diversidade cultural no aniversário de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *