Gastão Vieira vai às urnas com grandes problemas na Justiça

gastaoÀs vésperas das eleições, Gastão Vieira continua envolto em polêmicas que podem tirar sua candidatura ao Senado. Além de problemas com irregularidades de suplentes, o candidato apoiado por Edinho Lobão está sob investigação de compra de votos e abuso de poder político.

Desde o começo das eleições, o candidato da família Sarney vem sofrendo com denúncias de impugnação de sua candidatura. A primeira bomba em relação a Gastão surgiu no mês passado, quando seu primeiro suplente, Raimundo Monteiro, teve sua candidatura indeferida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), baseado na Lei da Ficha Limpa.

Por coincidência, a impugnação de Monteiro se deu em razão de auditorias no ano de 2006 por indicação do próprio Gastão Vieira. Quando o ex-suplente era superintendente do Incra, foram auditados vários convênios do órgão com o MST, a Fetaema, a Sociedade de Direitos Humanos, o Centro de Cultura do Trabalhador Rural e a Fundação Sousândrade, e constatadas diversas irregularidades.

Além do primeiro suplente, Gastão também tem problemas com o segundo, o presidente estadual do PMDB, Remi Ribeiro. O segundo suplente não se desincompatibilizou do cargo de assessor especial da Casa Civil do governo Roseana, onde foi nomeado em 2011, o que o torna inelegível para o cargo pleiteado e derruba a eleição do candidato do clã Sarney ao Senado Federal.

Como se trata de ausência de desincompatibilização, em momento posterior ao registro de candidatura, caso Gastão Vieira vença o pleito, qualquer questionamento à sua eleição pode ser reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta quinta-feira,2, mais uma denúncia caiu como uma bomba nas pretensões do candidato da oligarquia. A coligação “Todos pelo Maranhão” deu entrada em uma investigação pela Justiça Eleitoral sobre abuso de poder político que pode estar sendo praticado por Roseana Sarney, Lobão Filho, Gastão Vieira e Arnaldo Melo.

A base da denúncia foi um áudio em que secretários de Governo, em reunião realizada no Palácio dos Leões, definem estratégias para tentar reverter o baixo índice de Lobão Filho e Gastão Vieira nas pesquisas. Em trecho do áudio, a secretária-adjunta de Educação, Conceição Andrade, enfatiza que é preciso concentrar esforços para a eleição do senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *