A Justiça Eleitoral concedeu ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o direito de resposta no programa do candidato ao governo do Maranhão, Edinho Lobão. O candidato foi punido por ter utilizado o factoide das eleições de 2012 conhecido como “Milícia 36”.
O desembargador Raimundo José Barros Sousa decidiu que Edivaldo teria direito a duas respostas de 1 minuto. Uma para o programa da tarde e outra para o da noite. Como a TV geradora não rodou o primeiro à tarde, foram exibidos os dois à noite. O que fez Edinho perder dois minutos no último programa.
Segundo o magistrado, a corte eleitoral do Maranhão já havia julgado o caso “Milícia 36” como “uma grosseira farsa (factoide político)”. O caso foi armado pelo então candidato a prefeito João Castelo, e para o juiz eleitoral, é devido o direito de resposta por imagem ou afirmação sabidamente inverídica.
Confira a decisão:
Quando o candidato é fraco e desesperado como é o caso do Edinho Lobão, apoiado por um grupo totalmente falido, o único discurso é apelar, como foi o caso do assassinato cometido por cafeteira e depois da eleição ganha, o cara ressuscitou e também a eleição tomada no grito brutalmente do dr. Jackson Lago. A era Sarney acabou para sempre. Essa não haverá ressuscitação.
Acredito que medidas mais severas deveriam ser atribuídas aos candidatos que cometessem esse tipo de infração. Deveriam suspender a participação do candidato no próximo debate, porque, afinal de contas, isso é calúnia. Falar algo que não aconteceu e que, se tem provas de quê foi farsa, deveria ser tratada de maneira mais rigorosa.
Acredito que dois minutos é muito pouco para tentar manchar a imagem de quem de fato irá governa nosso estado e fazer ele crescer e desenvolver, esse Edvaldo é que é um descarado não faz nada e pensa que não estamos vendo isso.