A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do maranhão (CDH-MA) recebeu na manhã de quarta-feira (05) uma comitiva de concursados do Tribunal de Justiça, DETRAN-MA, Assembleia Legislativa e Polícia Militar aprovados e não aproveitados.
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), Presidente da CDH-MA, intermediou as conversas que contaram com a participação da deputada estadual Eliziane Gama (PPS).
Os concursados apresentaram seus pleitos e protestaram contra possíveis irregularidades. Eles reclamam da manutenção de diversos cargos terceirizados nos órgãos em detrimento de concursados.
Dos aproximadamente 600 aprovados no concurso do TJMA realizado em 2011 e homologado em 2012, apenas 14% foram nomeados. De acordo com a comitiva, a presidência do Tribunal alega que o baixo orçamento impede a nomeação dos concursados.
O deputado Bira lembrou que os parlamentares já se encontraram com a presidência do TJMA para tratar da temática, entretanto a situação não andou. O socialista sugeriu como encaminhamento da reunião, uma analise do orçamento do Governo do Estado para 2015.
Também foram encaminhados o envio de ofícios aos órgãos, a abertura de uma mesa de negociação entre os concursados e o próximo Governo, a realização de uma audiência pública envolvendo todos os atores envolvidos para ser realizada no começo de 2015.
Esperamos mais sensibilidade da nova Gestão Governamental, pois de nada vale investir em educação e preparar nossos filhos , se o governo os preterem por pessoas que sequer passaram pelo crivo de um concurso público…ESTADO FORTE é um ESTADO Justo!!!!!