A Câmara Municipal de São Luís realizou na noite desta quarta-feira (17) a entrega da medalha Simão Estácio da Silveira. Uma gafe gerou desconforto e risos entre os presentes. O mestre de cerimônias leu o currículo resumido de todos os homenageados. Quando leu o do deputado federal Weverton Rocha (PDT) disse que a grande obra de Weverton foi “a obra do ginásio Costa Rodrigues inacabada”. Todos arregalaram os olhos. O deputado não estava presente, mas enviou representante.
Orçamento
A entrega de medalhas geralmente é o último ato anual da Câmara de São Luís. Mas como não houve consenso sobre a votação da Lei Orçamentária Anual, uma nova sessão será realizada na segunda-feira (22). Até lá, muita negociação com o Executivo Municipal sobre a liberação das emendas.
Pauta cheia na AL
A Assembleia Legislativa também não conseguiu encerrar as atividades nesta semana. No parlamento estadual o problema não foi o orçamento, já aprovado, mas o número de matérias que ainda têm que ser votadas este ano. O restante da pauta ficou para sessão na próxima segunda-feira (22), que é o último dia de sessões segundo o Regimento. Caso a Assembleia ainda precise realizar mais alguma sessão, terá que convocar extraordinária.
Despedidas
Nesta quinta-feira, foi o dia de despedidas na Assembleia. Muitos deputados aproveitaram para prestar contas de seu mandato e alguns que não retornarão à Casa para se despedir. Por isso, a sessão se estendeu além do normal. Aos poucos foram todos escapando e no final a sessão acabou sendo presidida pela deputada Eliziane Gama apenas com André Fufuca no plenário.
Republicano
O deputado Roberto Costa (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento, enalteceu a participação de Marcelo Tavares no trabalho da comissão para aprovar a peça orçamentária, uma vez que o governo do qual Tavares será o chefe da Casa Civil que trabalhará com o orçamento aprovado.
Bancada de oposição
Esta foi sem dúvida uma das bancadas de oposição mais atuantes na fiscalização do governo Roseana na Assembleia Legislativa. Do grupo que combateu os desmandos do governo, apenas Othelino Neto permanece na Casa. Rubens Júnior e Eliziane Gama vão para a Câmara Federal. Bira do Pindaré e Marcelo Tavares serão secretários estaduais. Apenas cinco deputados conseguiram causar grandes constrangimentos ao governo. Vale o registro.
Maragatuno colocou o Costa Rodrigues no chão. Era pra pagar pelo que fez. Se existe Justiça aqui.
Vereadores tem que emendar é a cara deles.