Disputa cada vez mais polarizada
Cada vez fica mais clara a polarização da disputa pela prefeitura de São Luís entre o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a deputada federal Eliziane Gama. Os dois estão muito acima do terceiro colocado, João Castelo. Incrivelmente, mesmo com várias jogadas erradas, Eliziane tem se mantido firme na ponta – agora ao lado do prefeito Edivaldo. A deputada se consolida como o voto dos insatisfeitos com a atual gestão. O prefeito, que estava com 14% em junho, cresceu mais de 10 pontos, mas tem sofrido também com a crise entre novembro e dezembro. Passado o período mais difícil, deve voltar a um ritmo intenso de obras em janeiro e a tendência é se manter em crescimento.
Espaço de terceira via aberto
A pesquisa Exata (reveja aqui) mostra também que o espaço para alguém entrar como terceira continua aberto. Os dois nomes ainda com melhor posição são Roseana Sarney e João Castelo. Dois nomes muito desgastadas com um voto fiel que já parece condizer com seus atuais índices. Ou seja, sem muita margem para crescimento. Os outros nomes mais bem colocados são Bira do Pindaré e Rose Sales. Os dois parecem com muito mais tendência de crescimento e já apresentam índices melhores do que os das últimas pesquisas. Rose caminha para ser a candidata do grupo Sarney. Já Bira, ainda tem problemas dentro do partido, mas junto ao eleitorado, é um nome leve, que tem muito a acrescentar no cenário. Os próximos três meses, quando termina o prazo de filiação partidária, serão fundamentais para que se defina uma terceira via ou eleição de fato polarizada.
Bira quer deixar o governo em março
Pré-candidato a prefeito de São Luís, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, deseja deixar o governo em março após deixar os IEMAs em pleno funcionamento entre janeiro e fevereiro. Com um percentual considerável de 8% na pesquisa Exata, Bira tem a meta de chegar a 15% até março, quando pretende deixar o cargo no governo. Questionado se não estaria incluso na reforma administrativa do início do ano, Bira disse que deixa o governador bem à vontade caso queira o cargo já agora.
Revisão para conter gastos
O ano de 2016 começará com uma grande revisão nos contratos do governo do Estado para cortar tudo que for possível de custeio e seguir pagando em dia o salários dos servidores e mantendo os investimentos que o estado precisa. A comissão especial para rever os contratos será instalada logo no início do ano que promete ser de mais dificuldade financeira. Paralelamente, o governo segue a caça aos sonegadores e beneficiados com isenções irregulares. A Secretaria de Estado da Fazenda emitiu 1.850 autos de infração para cobrar R$ 85,5 milhões de ICMS e multas de empresas que omitiram faturamento na declaração mensal.
Diálogo para paz política e econômica
O governador Flávio Dino (PCdoB) segue sua empreitada pelo diálogo entre PT e PSDB para estabilidade política e, consequentemente, econômica no país. Para Flávio, as decisões do Supremo favoreceram Dilma e praticamente afundaram hipótese de Impeachment. E isto deve ser visto como uma nova oportunidade para o governo petista reforçar governabilidade social e dialogar com o PSDB. “São as duas forças políticas legitimadas pelo povo para fazer este diálogo. Cabe ao governo o esforço de liderar um diálogo político mais amplo, assim como também propor uma nova agenda econômica para o Brasil”, afirmou.
Bilhete Único metropolitano
A Assembleia Legislativa aprovou antes do início do recesso o projeto do deputado Zé Inácio (PT) que autoriza o Governador a implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O sistema promoverá a integração de todos os meios de transporte coletivo de pessoas, especialmente, ônibus intermunicipais, ônibus municipais, bem como outras modalidades a serem implantadas.
Feriadão natalino no governo e prefeitura
O Governo do Maranhão decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira (24). Devido as festividades do Natal, os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial, não funcionarão e as atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (28). Entre 21 a 25 de dezembro de 2015 e 28 de dezembro de 2015 a 01 de janeiro de 2016 foram definidos como recesso funcional dos servidores civis da administração direta e autárquica do Estado. A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo na véspera dos feriados de Natal e Ano Novo (24 e 31). O documento assegura o funcionamento dos serviços essenciais como guarda municipal, limpeza pública, unidades de urgência da rede municipal de saúde, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.
Clodoaldo,estranhamente(?) o governador está atirando a ermo,o PSDB não está a fim de melhorar o país,assim como o PMDB,querem é o poder,derrubar a quase caída Dilma.O PT por seu lado,corrupto como é, quer se manter no poder.Nesse contexto, o que interessa para os sangradores da pátria agora tá nas mãos e nos bolsos do senador Renan calheiros que tem como padrinho o Sarney,isso mesmo o velho oligarca como vocês o chamam(que não deixa de ser verdade) que inclusive já esteve reunido com o lula-de quem é guru- e com o Renan.O tabuleiro tá montado e numa cabeceira tá o Sarney,logo…se a Dilma não cair que é o mais provável,vai sair por cima e querer chegar com a filhona a tiracolo como candidata de fato a prefeita.Evidentemente tudo não passa de prognóstico só que mais factível do que o do governador.Infelizmente.
Pergunte aos professores do projovem aos alunos do mesmo aos terceirizados da segurança das escolas se eles pretendem votar em Edivaldo? se algum deles disserem que sim é porque gostam de trabalharem sem receber, ou seja, gostam de ser escravos.