Após beneficiar 5 mil famílias com o Trabalho Técnico Social do Residencial Ribeira, conjunto construído pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, o prefeito Edivaldo expande a experiência exitosa para o Residencial Piancó 7 e 8 e adjacências, na área Itaqui-Bacanga, contemplando 1.810 moradores. O lançamento do pacote de ações, neste sábado (16), promove a preparação gratuita de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com curso pré-vestibular. Os moradores têm ainda a oportunidade de capacitação na área de geração de renda, gestão comunitária e muito mais.
“É uma ação que vai proporcionar aos moradores dessa região a oportunidade de se prepararem e de se qualificarem com o pré-vestibular gratuito que estamos oferecendo. Eles não terão custo nenhum, a apostila e todo o material serão doados. Estamos muito felizes com a iniciativa que é uma chance de as pessoas cresceram e mudarem de vida”, afirmou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e dos secretários Diogo Lima (Urbanismo e Habitação) e Moacir Feitosa (Educação). Também participaram os vereadores Armando Costa, Ricardo Diniz, Chico Carvalho, Barbosa Lages, Batista Matos (suplente).
Nesta etapa de trabalho técnico e social, os moradores dos residenciais participam do conjunto de ações de caráter informativo e educativo, oficinas de arte, leitura e lazer. Assim, os benefícios do amplo plano habitacional executado na gestão do prefeito Edivaldo como foco a garantia da habitação com dignidade, cidadania e apoio ao desenvolvimento da população.
A moradora Maria Auxiliadora Costa destacou a importância de os cursos de capacitação serem oferecidos dentro da comunidade. “O prefeito é um homem trabalhador, essa localidade já recebeu inúmeros benefícios desta gestão, na área de moradia, infraestrutura, transporte. Essa é mais uma benfeitoria que irá nos ajudar bastante”, declarou.
O programa de habitação da Prefeitura é executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O projeto integra o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) e é voltado para contemplados no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.
PRÉ-VESTIBULAR
Os moradores das comunidades terão ainda a chance de se preparar para uma vaga na universidade. O trabalho social desenvolvido nas localidades vai oferecer curso pré-vestibular. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos participantes a revisão preparatória para prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para a universidade.
O curso pré-vestibular terá início dia 9 de maio e acontecerá no Centro de Capacitação e Atendimento do Trabalho Social. O público é aquele que tenha interesse de ingressar na universidade e que esteja cursando ou tenham concluído o Ensino Médio.
Para fazer a inscrição, que começa a partir de segunda-feira (18), é necessário comparecer ao plantão do Centro de Capacitação e Atendimento do Trabalho Social, de segunda à sexta-feira, de 8 às 18h, e no sábado, de 8h às 12h, levando os documentos de identificação.
O curso terá carga horária 264 horas, divididas em 66 dias, com quatro horas de atividade diárias. Serão ofertadas as disciplinas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Química; Biologia; Ciências Humanas e suas Tecnologias. O cronograma conta com aulas expositivas dialogadas e presenciais.
Para os participantes do curso, serão entregues fardamento padronizado do projeto, apostilha com o conteúdo das disciplinas e lanche, nos dias de aula. As aulas acontecerão no período da tarde das 14h às 18h20, de segunda a quinta-feira.
ATIVIDADES
O objetivo das ações é sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’ bem como promover geração de renda, mobilização e organização comunitária e educação. No cronograma de atividades serão promovidas palestras com abordagem a questões de organização comunitária, preservação ambiental, identidade de gênero, raça e regionalismo. A ação oferece atividades de arte-educação e cursos profissionalizantes. Os beneficiários terão ainda acompanhamento e orientação de equipes sócio-assistenciais no novo ambiente de moradia.
Além do ciclo de palestras, será oferecido aos moradores do Piancó 7 cursos que abordam empreendedorismo, produção de doces finos, preparatório de português e matemática, rotinas administrativas, pré-vestibular, oficina de arte, oficina de incentivo à leitura e práticas esportivas, curso de jardinagem e plantas medicinais. Já a população do Piancó 8 vai poder optar pelas capacitações de corte de cabelo feminino, curso de higiene e manipulação de alimentos, corte e costura, informática básica e oficina de incentivo à leitura e práticas esportivas.
RESIDENCIAL PIANCÓ
O Residencial Piancó é dividido em sete etapas totalizando 2.144 apartamentos construídos na Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga. O imóvel em condomínio fechado possui seis compartimentos – sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço – sendo beneficiado ainda com área de lazer, guarita e quadra esportiva. O projeto Piancó tem em sua infraestrutura ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica, de acordo com projeto aprovado.
Esses novos residenciais estão muito bem planejados, não estão apenas entregando casas, mas sim toda uma estrutura capaz de dar qualidade de vida aos moradores.
Fico tão feliz quando vejo um jovem humilde conseguindo aprovação no ENEM, espero que muitos desse curso obtenham êxito!