Escala de plantão dos médicos da rede estadual agora será pública

A medida adotada pela Secretaria de Estado da Saúde, definida pela Portaria SES/MA nº 384, beneficiará os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações das escalas dos profissionais disponíveis em todas as unidades de saúde da rede estadual. Com a determinação, o Governo do Estado torna ainda mais transparente o atendimento na rede pública de saúde e intensifica o controle para a manutenção da assistência médica.

Segundo a Portaria SES/MA nº 384, a escala dos médicos que prestam serviços na Rede de Saúde Pública Estadual estará disponível no site oficial da Secretaria. A publicação trará informações do nome, registro profissional, especialidade e horário de atendimento aos usuários.

“A medida beneficia diretamente a população e já foi adotada pelo Governo do Tocantins e Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo. A divulgação da escala de plantão facilita o atendimento aos usuários do SUS, visto que será possível conferir de casa, pela internet, os horários de plantão dos médicos, as especialidades e a disponibilidade por local”, informou a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos da SES, Lídia Schramm.

O documento determina ainda que os diretores das unidades estaduais atualizem as escalas mensalmente no site da SES, podendo também dispor as informações no sítio dos Institutos e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

A Portaria SES/MA nº 384, assinada no dia 14 de junho, entra em vigor 15 dias após a publicação no Diário Oficial do Maranhão.

“Esse é mais um mecanismo que, além de facilitar a vida do usuário da nossa rede de saúde, oferece mais transparência e a possibilidade ao cidadão de ter mais controle sobre os serviços de saúde, para que ele tenha uma assistência mais completa na ponta do atendimento”, informou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *