Duailibe: o homem que vai comandar a Justiça Eleitoral no pleito do ano que vem

2018 será um ano de um processo eleitoral diferenciado: regras novas, mais influência da redes sociais e a promessa de combate à “fake news”. Junte a estes fatores uma disputa ferrenha pelo governo do Estado. Caso o atual governador Flávio Dino seja reeleito, confirmará a queda do Clã Sarney. Portanto, o grupo que durante mais tempo esteve como inquilino do Palácio dos Leões vai fazer de tudo para retornar. Neste contexto, a corte eleitoral maranhense será comandada pelo desembargador Ricardo Duailibe.

Ricardo era advogado e entrou no Tribunal de Justiça pela vaga do quinto constitucional. Ele já estava na corte eleitoral desde 2015, primeiro como membro substituto, efetivo e depois como vice-presidente e corregedor. Agora, foi eleito presidente.

Algumas decisões de Duailibe

Para traçar um perfil do novo presidente, vamos lembrar alguma decisões importantes.

Na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador reformou decisão de primeiro grau e condenou a construtora Sá Cavalcanti a ressarcir o valor integral das parcelas pagas à empresa por o comprador de um imóvel, depois de ele haver desistido da compra em razão de atraso na obra.

Duailibe foi o responsável por colocar em liberdade o ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho. Ele concedeu o habeas corpus ao ex-prefeito que não pagou valores referentes à pensão alimentícia do filho Caio Felipe Corrêa Marinho, que atualmente tem 27 anos de idade.

Na Justiça Eleitoral, Duailibe foi relator da Ação de Eduardo Braide contra Edivaldo Holanda Júnior referente à eleição de 2016, dando parecer negativo à ação do candidato derrotado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *