Disputa pelo senado afunila entre Weverton, Eliziane e Lobão

Com a ascensão dos candidatos governistas ao senado na última semana, a disputa cada vez mais se afunila para uma decisão apenas entre três candidaturas. No início da campanha, eram cinco candidatos considerados fortes. Mas agora, pela projeção da pesquisa Exata/JP, com um excelente histórico de acertos nas últimas eleições do Maranhão, e pelo volume e repercussão das campanhas, Weverton Rocha, Eliziane Gama e Edison Lobão estão no páreo.

Segundo a pesquisa Exata, Weverton Rocha lidera com 31%. Depois, Eliziane Gama aparece com 28% e Edison Lobão com 26%. Os dois empatados dentro da margem de erro.

Sarney Filho aparece com 23%. Zé Reinaldo está com 14% e Alexandre Almeida 11%. Samuel de Itapecuru está com 3%. Preta Lu e Saulo Pinto empatam com 2% e Saulo Arcângeli e Iêgo Bruno empatam com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 60%.

A pesquisa está registrada no TSE sob o número MA-05196/2018. O instituto ouviu  1402 eleitores de todo o Maranhão entre os dias 25 e 28 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiabilidade é de 95%.

Mas por que resumir a disputa a Weverton, Eliziane e Lobão se Sarney Filho não está muito distante? Simples, o herdeiro do Clã Sarney não alavanca sua candidatura porque sua grande chance era que a candidatura da irmã ao governo tivesse força para levantá-lo. O que não está acontecendo. Roseana fica menor a cada dia. Zequinha nunca disputou uma eleição majoritária e não tem a cristalização dos votos para sustentar sozinho uma imagem que eleve sua candidatura. Aliás, é normal a cada eleição que Zequinha vencia para deputado federal as pessoas se perguntarem na região metropolitana como ele se elegia, pois ninguém conhecia um eleitor do ex-ministro de Meio Ambiente.

Dentro deste cenário, e pelas progressão de decréscimo em todas as pesquisas, a tendência é somente de queda do candidato oficial do Clã. O próprio grupo demonstra o desespero com o atual cenário ao atacar de qualquer forma Weverton e Eliziane e utilizar Alexandre Almeida para atacar Lobão.

Já Lobão continua no páreo, apesar da tendência de crescimento dos dois principais adversários, Lobão é ex-governador e está sentado na cadeira de senador, tendo muitas relações políticas e voto cristalizado para não depender de Roseana nem do próprio grupo Sarney. A situação de hoje mantém Lobão na disputa.

Weverton e Eliziane souberam surfar na onda do “Passinho do 65”. Os dois candidatos além da popularidade de Flávio Dino, se mostraram competentes ao se apresentar como novidades. Apesar de serem deputados federais, mas a novidade é o Maranhão ter senadores, onde o até hoje o Estado sente falta de alguma representação.

A disputa entre estes três promete ser quente na última semana.

4 pensou em “Disputa pelo senado afunila entre Weverton, Eliziane e Lobão

  1. MARANHENSES do bem decentes cristãos vamos defender nosso MARANHÃO……vamos votar FICHA LIMPA………vamos dar adeus adeus adeus adeus a eterna corrupção enganação…..eterna VELHARIA carcomida carunchada corruptos Ladrões ladrona ratoes ratazana BILIONÁRIOS cleptoclas……….adeus….. VAMOS VOTAR EM FICHA LIMPA……. FLÁVIO DiNO…….. ELIZIANE GAMA….. WEVERTON ROCHA……….nosso MARANHÃO LIBERTO…….. LIBERTAÇÃO……..nosso MARANHÃO merece nossa defesa,nossos VOTOS em FICHA LIMPA. GLÓRIA a Deus.

  2. É a força da LIDERANÇA DO FLÁVIO DINO ! Essas duas peças não seriam nem deputados federais não fosse FORÇA EMERGENTE . Espero que não seja burros com roberto Rocha e saibam esperar e construir a sua vez.

  3. MARANHÃO LIBERTO……. FLÁVIO DiNO…… VITÓRIA……. ELIZIANE GAMA. … VITÓRIA……….. WEVERTON ROCHA……. VITÓRIA……… VITÓRIA DE DEUS……. graças a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *