Mais coleta seletiva em São Luís; Edivaldo entrega 11º Ecoponto no São Raimundo

A gestão do prefeito Edivaldo entregou, nesta terça-feira (4), mais um Ecoponto na capital. O Ecoponto São Raimundo é o 11º a entrar em funcionamento em São Luís e vai beneficiar mais de 30 mil moradores de 13 bairros do seu entorno. Com a abertura de mais um equipamento, a gestão municipal amplia a coleta seletiva, fortalecendo as políticas de limpeza urbana na capital. Com o novo Ecoponto, a Prefeitura de São Luís garante a um maior número de moradores acesso à coleta seletiva atingindo 104 bairros de São Luís.

A entrega faz parte das comemorações dos 406 anos de São Luís e contou com uma visita guiada dos alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre João Mohana. O Ecoponto São Raimundo fica localizado na Rua 03, Quadra 50, próximo do ponto final das linhas de ônibus que atendem ao bairro.

“Na nossa gestão já implantamos 10 Ecopontos que estão em pleno funcionamento. Agora entregamos o do São Raimundo, que é parte do pacote de 10 novos equipamentos que anunciamos. Além de ser uma importante política de limpeza urbana, os Ecopontos também fortalecem a cadeia produtiva de resíduos sólidos em São Luís e fomenta a economia solidária” destacou o prefeito Edivaldo.

Iniciada em maio de 2016, a política dos Ecopontos implantada pelo prefeito Edivaldo apresenta resultados positivos na gestão de resíduos sólidos em São Luís. Desde a inauguração do Ecoponto Parque Amazonas, em 24 de maio de 2016, mais de 18 mil toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas nos 10 equipamentos já em funcionamento na capital. Com isso, combate-se o descarte irregular em vias públicas, melhora-se a saúde pública e o paisagismo urbano, preserva-se o meio ambiente e ainda permite-se a geração de emprego e renda para cooperativas de catadores.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que a entrega do Ecoponto São Raimundo faz parte da segunda etapa de implantação da política com a construção de mais nove novos equipamentos do tipo. “O Ecoponto São Raimundo é o primeiro da bateria de 10 novos Ecopontos. Estes novos equipamentos serão instalados em áreas que ainda não têm Ecopontos e nas quais temos uma demanda elevada de descarte irregular. O objetivo é garantir que todas as áreas da cidade tenham pelo menos um equipamento para que a população possa fazer o descarte ambientalmente adequado de materiais recicláveis e dos resíduos não recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar”, explicou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Além de garantir a melhoria da qualidade do ar, da água e do solo, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda para as cooperativas de catadores de São Luís por meio da recuperação de materiais, os Ecopontos possuem o intuito de promover a educação ambiental, por isso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza ações com escolas das redes públicas municipal e estadual e da rede privada para falar sobre sustentabilidade. Na abertura do Ecoponto São Raimundo foram os alunos da U.E.B. Padre João Mohana, vizinha ao equipamento, que fizeram uma visita guiada ao local.

Tendo o Cidadão Limpeza como guia, os estudantes aprenderam sobre reciclagem, sustentabilidade, coleta seletiva, sobre os danos que o descarte irregular causa a toda a população, além de terem aprendido sobre o funcionamento do equipamento e que tipo de resíduos podem ser entregues no local.

ECOPONTO SÃO RAIMUNDO

Bairros beneficiados:
Cruzeiro de Santa Bárbara, Conjunto São Raimundo, Jardim São Raimundo, Santa Bárbara, Tibiri, Vila Airton Senna, Vila Alexandra Tavares, Vila Funil, Vila Magril, Vila Novo Horizonte, Vila Valian, Vila Cascavel e Vila Vitória

População abrangida:
31.116 habitantes

Que materiais são recebidos nos Ecopontos?

ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades
ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros
PNEUS: até 4 unidades
PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros)
RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes)
VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
*Quantidades por pessoa/dia

Que materiais os Ecopontos não recebem?
Lixo doméstico
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc

Qual o horário de funcionamento dos Ecopontos?
Segunda-feira a Sábado, das 7h às 19h

4 pensou em “Mais coleta seletiva em São Luís; Edivaldo entrega 11º Ecoponto no São Raimundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *