Governo do Estado dá início aos trabalhos de revitalização da Praça das Amendoeiras

A comunidade do Jardim América será beneficiada com mais uma obra do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Trata-se do Projeto de Revitalização da Praça Amendoeiras, uma das áreas centrais do bairro, cuja obra foi iniciada nesta quinta-feira (10).

Com o projeto de revitalização, a Praça das Amendoeiras passará a contar com equipamentos de playground, academia ao ar livre, mesa de jogos, bancos de concreto, estacionamento, piso cimentado e intertravado, áreas verdes e rampas de acessibilidade. Ao todo, o projeto engloba uma área de 1.706,96m². “É uma obra que vai transformar aquele espaço, que será devolvido aos moradores da região”, destaca o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A obra faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da AGEM, para resolver problemas de infraestrutura e para disponibilizar equipamentos de esporte e lazer na Região Metropolitana da Grande São Luís. Lívio Corrêa destaca que todos os projetos incluídos neste conjunto de ações são demandados pelas comunidades e representantes dos moradores participam ativamente de todo o processo, por meio de reuniões. “Nessas oportunidades ouvimos as solicitações dos grupos, para, então, iniciarmos a concepção do projeto, que é apresentado posteriormente, para aprovação. Só então passamos para a execução da obra”, revela o presidente.

Histórico

A Praça das Amendoeiras vinha sendo utilizada pelos feirantes do bairro Jardim América, para comercialização de produtos. Entretanto, as barracas não possuíam nenhum tipo de padronização, tampouco estrutura adequada para atendimento dos usuários e também dos próprios vendedores. “Além disso, a comercialização no local fazia com que a população deixasse de aproveitar o espaço para lazer, que é a real finalidade de uma praça”, ressalta Lívio Corrêa.

Essa realidade fez com que a Agência Executiva Metropolitana elaborasse outro projeto, para abrigar os feirantes, a Praça da Avenida José, entregue à comunidade em agosto do ano passado, com espaço para a Feira do Jardim América e para uma nova praça, com playground, academia, quadra poliesportiva, “ou seja, uma estrutura semelhante à que teremos nas Amendoeiras”, conta o presidente da AGEM.

Com o deslocamento da Feira para a Praça da Avenida José, as obras do Projeto de Revitalização da Praça das Amendoeiras foram, então, iniciadas. “Em breve, todos do bairro poderão desfrutar de mais um espaço de lazer, com segurança e conforto”, finaliza Lívio Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *