Roberto Rocha e o debate sobre as próximas eleições

É fato que o senador Roberto Rocha (PSDB) saiu totalmente enfraquecido das eleições de outubro do ano passado. O seu partido, que é um dos maiores do país, se encontra hoje em crise e com muita dificuldade de se posicionar no novo momento político. Mas ele é senador da República com total controle do PSDB maranhense e ainda tem como influenciar os próximos pleitos do Estado.

Roberto Rocha passou por um drama familiar, que inclusive o atrapalhou na campanha. O filho passou por um tratamento de câncer mas já está totalmente curado. Agora, o senador, que é assumidamente um jogador do tabuleiro político, tem tranquilidade para se concentrar nas próximas jogadas que serão fundamentais para ele tentar sair do ostracismo no qual se encontra. Até porque é fato raro um senador com um partido grande em mãos com ter tão pouco peso no debate eleitoral.

Quando se fala nas eleições municipais de São Luís, pouco se debate quem Roberto Rocha e o PSDB irão apoiar. Quando se fala na disputa para o governo em 2022, sequer é cogitada a influência de Rocha ou uma nova candidatura.

E depois de 2022, quando deixar o senado, Roberto terá ainda menos importância se não construir algum caminho nos próximos anos. Claro, tendo em vista que é a reeleição dele é extremamente improvável, já que ele só foi eleito em um contexto de mudança, carregado pela candidatura de Flávio Dino ao governo em 2014.

Sem caminho, Roberto tende a encerrar a carreira em 2022 de forma melancólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *