Dutra entregará novos conjuntos semafóricos em Paço do Lumiar

Novos conjuntos semafóricos serão entregues para a população nos próximos dias pela Prefeitura de Paço do Lumiar. Os equipamentos já foram instalados em pontos estratégicos da cidade e estão prontos para entrarem em funcionamento, contribuindo para melhorar o trânsito e diminuir a quantidade de acidentes.

Ao todo, serão quatro conjuntos semafóricos a serem instalados na cidade: no cruzamento das avenidas 9 com a 3 e 9 com a 4, no Maiobão; no cruzamento da Avenida 7, no Maiobão, com a Avenida Contorno Sul, no Paranã; e no cruzamento das avenidas Principal e 1, também no Paranã. Antes de eles entrarem em funcionamento, será feita a sinalização horizontal no local onde eles estão instalados.

Com a operacionalização desses equipamentos, serão 13 os semáforos já em atividade na cidade, sendo um implantado pelo Governo do Estado e os outros 12 pelo município, com recursos próprios.

Municipalização – Tais ações são reflexo da municipalização do trânsito feita pela Prefeitura em Paço do Lumiar, o que tem contribuído diretamente para o melhor fluxo de veículos nas vias, dando mais segurança para pedestres e motoristas.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Pádua Nazareno, outras localidades de Paço do Lumiar também serão contempladas com conjuntos semafóricos como na Vila Roseana Sarney, Zumbi dos Palmares e na via de acesso ao Novo Horizonte.

Ele afirmou também que a prefeitura está mantendo contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) para viabilizar a instalação de um conjunto semafórico no cruzamento com a MA-204 com a Avenida do Pindaí, que dá acesso à sede do município.

“A Sinfra, por solicitação da prefeitura, está projetando soluções de engenharia de trânsito não apenas nesse trecho, mas também na MA-202, que dá acesso à estrada do Sítio Grande, da mesma forma que está estudando soluções na MA-201, nos acessos para o Portal do Paço e para a estrada do Pau Deitado”, disse o Secretário.

Outros estudos também estão sendo realizados para garantir a fluidez do trânsito. “Estamos fazendo ainda o estudo do volume de tráfego para definir os planos de tempo dos semáforos de forma que os equipamentos instalados com a função de organizar o trânsito não provoquem congestionamentos e evitem acidentes”, completou Pádua Nazareno.

Avanços – Desde o início da gestão, o prefeito Domingos Dutra tem realizado uma série de intervenções positivas no trânsito, entre as quais destacam-se: a instalação de 60 abrigos nas paradas de ônibus; sinalização horizontal e vertical em diversas ruas e avenidas da cidade; criação de seis linhas de ônibus, sendo quatro internas, ligando os povoados antigos, e outras duas intermunicipais; e a regulamentação dos táxis-lotação. Soma-se a essas ações a pavimentação de 150 ruas e 18 avenidas que contribuem para melhorar o fluxo de veículos.

“A implantação de semáforos é mais uma das inúmeras ações inéditas que implantamos no município. Com essa sinalização, estamos evitando acidentes, poupando vidas e o patrimônio das pessoas”, pontuou o prefeito Domingos Dutra.

O chefe do executivo municipal destacou também os avanços que já foram realizados na cidade desde o início da sua gestão. “Encontramos Paço do Lumiar em uma completa destruição, mas nesses 26 meses a cidade tem outra imagem. Apesar do caos que encontramos o município e a crise econômica severa, já tiramos Paço da escuridão que se encontrava há 35 anos”, frisou o Prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *