MPF vai investigar comemoração do Golpe de 64 em Imperatriz

Durante a ditadura, o então presidente Ernesto Geisel com Edison Lobão e José Sarney em Imperatriz no ano de 1978. Foto: acervo do escritor Valdizar Lima.

O Ministério Público Federal do Maranhão decidiu abrir um procedimento preliminar para investigar comemorações em Imperatriz sobre o golpe militar de 1964. Em 31 de março, o golpe completará 55 anos.

Procuradores do estado vão analisar se o ordenamento jurídico brasileiro permite a realização desse tipo de ato comemorativo com o uso de recursos públicos.

Os investigadores do MPF acreditam que qualquer comemoração alusiva à data do golpe militar realizada com recursos públicos é possivelmente incompatível com o ordenamento jurídico e pode implicar improbidade administrativa.

O MPF-MA ressalta que o Brasil e Cortes Internacionais já reconheceram que houve um golpe em 1964 para depor um presidente legítimo, levando à erradicação de liberdades democráticas essenciais, centenas de mortes, milhares de prisões políticas, tortura, além de outras graves violações de direitos humanos.

Por Matheus Leitão, do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *