Na manhã desta sexta-feira, 26, representantes da sociedade civil organizada reuniram-se para a 1ª Reunião Ordinária 2019 do Conselho Participativo Metropolitano da Grande São Luís. O evento aconteceu no auditório da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), no bairro Calhau, em São Luís.
Este encontro teve como pauta a II Conferência Metropolitana e a eleição para membros da sociedade civil organizada do Conselho para o biênio 2019/2021. Também foram apresentadas as ações da AGEM, que serão sugeridas para o Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA). A abertura da Reunião foi feita pelo presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. Em seguida, as discussões foram coordenadas pela coordenadora da Governança, Mônica Carvalho.
Sobre a Conferência Metropolitana foi destacado que o evento será em outubro deste ano e contará com a participação de representantes dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís. Durante a Conferência serão eleitos os membros da sociedade civil organizada do Conselho para o biênio 2019/2021.
Outro momento da 1ª Reunião Ordinária 2019 do Conselho Participativo Metropolitano foi a apresentação das ações da AGEM, feita pela diretora da Assessoria de Planejamento do órgão, Kátia Raposo. “O que está aqui sendo apresentado será sugerido para o PPA”, destacou Kátia.
“Essa apresentação é de extrema importância, pois nos permite ter conhecimento e debater sugestões”, afirmou Lívio Corrêa.
A reunião foi finalizada com a solicitação de uma reunião com o Departamento de Programas e Projetos da AGEM, para apresentação dos projetos em execução.