Entregue espaço de lazer revitalizado no bairro Bequimão

A população de  São Luís ganha mais um equipamento urbano como resultado da parceria entre Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), e Prefeitura de São Luís.  Nesta quarta-feira (29) foi inaugurada a Praça Maria Vieira, no bairro Bequimão. A praça, localizada na Avenida 1, em frente ao Ecoponto do bairro, conta com equipamentos de ginástica, espaço de convivência e um passeio público adequado a caminhadas. A entrega contou com a participação do vice-governador Carlos Brandão, do vice-prefeito Júlio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, do senador Weverton Rocha e de secretários de Estado e do Município.

O Passeio e Academia ao Ar Livre, Praça Marta Vieira, foi instalado em um trecho que, anteriormente, era inadequado até para deslocamento de pessoas, pois não possuía espaço suficiente, o que obrigava os moradores a andar pela pista, tornando muito perigosa a passagem. Seguinte a este trecho havia um local que servia como área para descarte de lixo e restos de componentes eletrônicos, o que gerava riscos à saúde da população, por aglomerar grande quantidade de mosquitos e liberar chorume na vegetação. “No período chuvoso, a água que descia às margens da via era um perigo a mais para a população, uma vez que toma grande velocidade devido à inclinação da Avenida”, revelou o presidente da Agência Executiv Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Com a obra, a área deu lugar a uma praça, que conta com iluminação adequada, bancos para descanso e leitura e uma academia ao ar livre. Foram construídos, também, mureta com gradil e meio-fio. O equipamento urbano vai proporcionar lazer e incentivar a prática esportiva, além de dar apoio à prática de atividades físicas aos moradores do bairro. Com a inauguração, o novo espaço soma-se a outros já entregues neste processo de parceria entre o Governo do Estado, por meio da AGEM, e Prefeitura de São Luís.

No descerramento da placa, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, destacou a parceria produtiva com a Prefeitura de São Luís. ‘É uma alegria estar inaugurando mais um equipamento público para a população de São Luís. Com esse agora, temos 12 equipamentos já entregues fruto desta parceria”, destacou.

Segundo Lívio Corrêa, mais 40 equipamentos estão planejados para serem entregues nos próximos meses. Já no final de maio, será inaugurada uma praça no bairro Bom Jesus. “E, em breve, estaremos entregando outros equipamentos de esporte e lazer nos bairros Quebra Pote e Coquilho, que fazem parte da zona rural de São Luís, e também no Coroado (Praça do Mururu) e Jardim América (Praça das Amendoeiras)”, afirmou.

O presidente da AGEM acredita que o equipamento público atende às reivindicações dos moradores por um espaço de lazer e integração social e também favorece a segurança pública. ” Estamos entregando um espaço agradável que substituiu uma ameaça aos moradores, por questões de segurança e saúde”, disse.

O vice-prefeito Júlio Pinheiro mencionou a situação econômica do Estado para destacar a importâncias das parcerias no avanço de conquistas para a população. “É mais um passo importante que a Prefeitura e Governo do Estado dão no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. Isso demonstra que aquela visão do passado em que nada se fazia juntos está superada”, disse Pinheiro.

Para os moradores do Bequimão, a Praça Marta Vieira foi uma conquista aguardada há anos. Com a obra, a área problemática agora possui iluminação adequada, bancos para descanso e leitura e uma academia ao ar livre.

Reconhecimento

A Praça em homenagem à ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Bequimão, Marta Vieira, é um obra que ocupa uma área de 1407.80m², sendo 356.61m² de calçada, 626.79m² de área pavimentada e 358.47m² de área verde. Além da colocação dos equipamentos foram instalados mureta com gradil (212.03 m) e 410 m² de meio-fio. O valor total da obra é de R$300.162,58.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *