Juventude do PDT emite nota de repúdio e pede saída de Gil Cutrim do partido

A aprovação da reforma da previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados continua dando muito o que falar para todos os lados. Entre os maranhenses, dois votos polêmicos, o voto contrário do deputado Eduardo Braide (PMN) e o voto favorável do deputado Gil Cutrim (PDT).

O PDT tinha o direcionamento de ser contrário à reforma. A deputada Tábata Amaral (PDT-SP), que também votou a favor da reforma, tem levado muita pancada nas redes sociais desde antes da votação, quando indicou que seria favorável. O “racha” do PDT tem fervido o partido nos bastidores. Principalmente pelas críticas do ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, que pede a expulsão dos “traidores”.

No Maranhão, a Juventude do PDT, que foi à Brasília pressionar contra a reforma, viu dentro de casa um voto que vai de encontro aos seus posicionamentos. Revoltados, emitiram nota de repúdio a Cutrim e pediram sua saída do partido.

Confira a nota

Com o Congresso, continuaremos firmemente, sob a inspiração da Carta Testamento do Presidente Getúlio Vargas, a caminhada junto ao povo que nos levará à emancipação da Pátria.” Esse é o excerto da carta de Lisboa, que marca a refundação de nosso partido e que sintetiza a razão da nossa existência: atender aos clamores do nosso povo, pois como bem lembra o nosso líder Ciro Gomes: devemos confiar na inteligência do nosso povo.

Nós da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista do estado do Maranhão manifestamos por meio dessa nota o nosso repúdio e indignação com o voto favorável, da Deputado Gil Cutrim (PDT-MA), à PEC 006/2019, conhecida como Reforma da Previdência.

Esse voto configura uma traição não apenas aos princípios do Partido, mas sobretudo ao povo trabalhador brasileiro, que sofrerá em sua carne as consequências desses ataques brutais que atentam contra a dignidade da pessoa humana.

O princípio da Previdência e da Seguridade Social foi preservado até mesmo durante os anos de chumbo inaugurados pela ditadura civil-militar, que foi um golpe não somente contra o Brasil, mas principalmente contra os trabalhistas ilustrados nas figuras de Jango e Brizola.

O apoio a essa reforma envergonha, angustia, decepciona, constrange e revolta a jovem militância do PDT, causando feridas irreversíveis em nossos sonhos e na nossa luta política.

Muitos Confiaram que seus sonhos eram os nossos sonhos para levar o legado de nossos líderes ao Congresso Nacional. Porém, FOMOS TRAÍDOS.

O deputado escolheu o lado daqueles que são contra os trabalhadores, os professores e contra a nossa própria história, ou seja, provou que não honra os princípios, valores e ideias que direcionam a caminhada do nosso partido.

Portanto, por desrespeitar a resolução da última Convenção Nacional do PDT de se votar contra a Reforma da Previdência, exigimos a sua imediata saída do partido com o qual jamais teve compromisso, renunciando às suas bases partidárias e os seus eleitores. Caso contrário, protocularemos o pedido de sua expulsão sumária por infidelidade partidária.

JUVENTUDE SOCIALISTA DO ESTADO DO MARANHÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *