Novo terminal do Cujupe: mais modernidade e conforto para o transporte São Luís-Baixada

O governador Flávio Dino entregou neste sábado (21) totalmente reformado o terminal do Cujupe. Orçada em R$ 13,5 milhões, a obra garante uma nova estrutura para embarque multimodal de passageiros, que amplia a infraestrutura de um serviço que movimenta, por ano, 1,8 milhão de passageiros e cerca de 330 mil veículos.

Com a entrega, o Maranhão ganha um terminal moderno, focado em tornar mais dinâmicas as operações de embarque e desembarque de passageiros e veículos no translado via ferryboat.

Novos serviços

O novo Terminal do Cujupe conta com posto de atendimento Viva/Procon, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça de Alimentação, Wi-Fi gratuita, Fraldário e Farmácia.

No novo terminal também foi desenvolvido um projeto voltado para a inclusão de vendedores que atuavam em situação de informalidade. Empreendedores da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) saíram da informalidade e agora ocupam os boxes construídos e equipados pela EMAP. Cada box dispõe de geladeira, estufa, fogão elétrico e – de acordo com a atividade – também foram entregues chapas, sanduicheiras, entre outros itens.

Dona Maria das Dores trabalha há 11 anos no terminal e comemorou as novas instalações e a organização do serviço. “Agora melhorou, graças a Deus. Antes era ruim porque as viagens variavam de acordo com a maré, mas agora ficou bom”, enfatizou.

Reginalda Nogueira mora em Pinheiro e há mais de 30 anos faz a travessia via ferryboat. Ela conta que tudo mudou com o novo Terminal.

“Antes era só mesmo o ferry que chegava e não tinha essa obra enorme. A gente já sofreu muito, hoje não. Hoje tá tudo bom, tudo confortável”, destaca.

Multimodal e Expresso Metropolitano

Além do terminal marítimo, o novo Terminal do Cujupe conta agora com uma estação rodoviária. A perspectiva do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, é que o novo terminal gere forte impacto na vida dos maranhenses que utilizam esse tipo de transporte. Lawrence Melo anunciou ainda a criação de uma linha do Expresso Metropolitano que vai atuar no terminal.

“A MOB muito em breve contará com um posto avançado de fiscalização aqui no Terminal. Nós temos essa obrigação de regular e fiscalizar o transporte intermunicipal, tanto no modal rodoviário, quanto no aquaviário. E dessa forma estaremos implantando uma linha do expresso metropolitano que vai ligar o Terminal do Cujupe ao município de Pinheiro”, assegurou.

1 pensou em “Novo terminal do Cujupe: mais modernidade e conforto para o transporte São Luís-Baixada

  1. Falta agora modernizar os Ferry’s. Os que estão em operação não tem ar-condicionado, wi-fi, sinal de TV não funciona, poltronas mega desconfortáveis, banheiros ruins, lanchonete precária.

    Não adianta ter um terminal moderno se o principal que são os Ferry’s não oferecem nenhuma comodidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.