Grande parte do eleitorado de São Luís acredita que Braide é o candidato de Flávio Dino

O Blog Maramais divulgou nesta terça-feira (1º) os números da pesquisa DataIlha para a sucessão municipal. A grande surpresa foi a boa colocação do deputado federal Bira do Pindaré (PSB), que vinha tendo pouca penetração no debate eleitoral. Vale frisar que a pesquisa foi feita em julho mas só agora teve os dados vazados.

Confira o resultado no Maramais

Com relação aos demais pré-candidatos a pesquisa se aproxima das demais, tendo o deputado federal Eduardo Braide como líder, graças ao fato de ter disputado com Edivaldo Holanda Júnior (PDT) a última eleição e concentrar na sua pré-candidatura o sentimento opositor ao atual gestor de São Luís (o famoso recall). É fato que em várias pesquisas quando o eleitor é questionado sobre as razões do voto em Braide não aparecem atributos do pré-candidato.

Mas um dado também é muito revelador nesta pesquisa. O eleitor ainda tem pouquíssima informação sobre as relações políticas dos candidatos. Quase a maioria  dos entrevistados acredita que Eduardo Braide é o candidato apoiado pelo governador Flávio Dino. Dos entrevistados, 17% disseram que ele é o candidato do governador. O mais citado é tido como candidato do governador por 18%.

Vale lembrar que na eleição de 2016 o então candidato Eduardo Braide fez uma campanha intensa de aliança com Flávio Dino afirmando que havia sido o líder do governo Flávio na Assembleia (na verdade havia sido líder de um bloco governista). O público que não acompanha o dia-a-dia da política não acompanhou o pós-eleição e a ferrenha oposição que Braide fez ao governador após o pleito. Logicamente, que com estes dados em mãos, Eduardo Braide nunca mais criticou o governo e tem deixado esta ideia de que ainda é aliado do comunista ficar no imaginário das pessoas. O que certamente será desmentido na campanha e poderá ter impacto significativo no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *