Retrospectiva 2019: maio e junho

MAIO

Eleição bastante antecipada na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, garantiu com bastante antecedência sua permanência no cargo até o final do mandato. A chapa única foi eleita para o biênio 2021-2022. Ou seja, a nova chapa não assume nem no ano que vai iniciar, mas somente em 2021. Glauberth Cutrim garantiu a permanência na primeira vice-presidência e Andrea Rezende na primeira secretaria.

Violência como resposta em imperatriz

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, deu um péssimo exemplo de como reage á crítica, sarcasmo ou cobrança. Em uma demonstração de total desequilíbrio, agrediu o apresentador de rádio Justino Filho. O prefeito justificou afirmando que o apresentador tem larga folha policial, é quadrilheiro em inquérito da Polícia Federal e vinha atentando contra a honra da sua família. Ainda que fossem verdades todas as acusações de Assis, nada justiça em uma democracia que o prefeito da segunda maior cidade do Maranhão resolva suas diferenças com agressão física. lamentável.

Guerra na segurança

Uma guerra entre o secretário de segurança Jefferson Portela e o deputado federal Aluísio Mendes esquentou os bastidores do sempre questionado “guardião”. O ex-delegado preso Tiago Mattos Bardal e o delegado licenciado Ney Anderson acusaram o Sistema Estadual de Segurança Pública de investigar ilegalmente membros do Poder Judiciário. Aluísio levou o debate para Brasília e a troca de farpas entre Portela e Mendes foi grande. O deputado federal quando era secretário de segurança também vivia sob ilações de escutas ilegais.

Morre Osvaldo Souza, o “Mandou Legal”

Uma grande perda para a cultura e a nação maiobeira. O apresentador osvaldo Souza, morreu no dia 26 de maio vítima de um câncer na garganta. Osvaldo lutava contra a doença de 2016.

Morte do cantor Gabriel Diniz

A morte do cantor Gabriel Diniz chocou todo o país. O cantor estava com agenda para se apresentar em São Luís na semana seguinte da sua morte em um acidente aéreo. Ele iria se apresentar no arraial Pertinho de Você, organizado pelo vereador Astro de Ogum.

Apagão em São Luís

Vários bairros de São Luís sofreram com apagão no fim do mês de maio. O motivo foi simplesmente vandalismo em uma torre de transmissão. Alguém estaria roubando as peças de uma torre em Paço do Lumiar. A torre foi enfraquecendo até cair. A torre sustentava a linha de transmissão de 230.000 volts responsável por fornecer energia elétrica às subestações São Luís II e III. Com a queda, 7 subestações perderam a fonte e 17 bairros ficaram sem energia.

Estudantes contra cortes

Milhares foram ás ruas de todo o país contra os cortes anunciados pelo governo Bolsonaro no orçamento da educação. Em São Luís, foi uma das maiores mobilizações dos últimos anos. Os estudantes e professores ocuparam a Praça Deodoro e seguiram para avenida Beira-Mar em protesto. Como parte do movimento, os estudantes apresentam seus projetos e pesquisas feitos dento das instituições de ensino pública aos transeuntes da Praça Deodoro. As pessoas puderam conhecer a riqueza e a relevância do conhecimento.

JUNHO

O grande São João do Maranhão

Elas foram as estrelas do São João do Maranhão. Tanto que voltaram para enfeitar a festa natalina. O mosaico de bandeirinhas no Centro Histórico. Milhares passaram no centro Histórico para tirar fotos nas bandeirinhas. Mas também a festa foi muito aproveitada. Estiveram lotados praticamente todos os dias tantos os grandes arraiais do Centro Histórico, Praça Maria Aragão e Ipem, como também no  Anil, Cidade Operária, Cohajap, Largo de Santo Antônio, João Paulo, João de Deus, Anjo da Guarda e Liberdade.

Vaza Jato

As revelações da Vaza Jato caíram como uma bomba contra o juiz Sérgio moro e o procurador Deltan Dallagnol. Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou ao menos uma decisão, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico. O governador Flávio Dino pediu afastamento imediato de Moro do ministério da Justiça. “Quem instrumentalizou a Justiça Federal para fins eleitorais e partidários pode tentar fazer o mesmo com a Polícia Federal, agora sob seu comando direto”, afirmou à época.

Reunião Flávio Dino x Sarney

O governador Flávio Dino, que já havia se reunido com os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, promoveu a reunião mais inusitada e que mexeu com a estrutura da política maranhense. Flávio Dino sentou com José Sarney por aproximadamente duas horas em Brasília discutindo o cenário político nacional e a democracia. Após a reunião, Flávio afirmou que Sarney seguia sendo seu adversário na política local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *