Retrospectiva 2019: março e abril

MARÇO

Incêndio em hospital de Imperatriz

O mês começou com um grande susto para os imperatrizenses. Um incêndio atingiu o Hospital Municipal Infantil da cidade. O fogo iniciou em um compartimento do último pavimento do prédio e rapidamente foram observadas as chamas altas e o grande volume de fumaça. Os bombeiros controlaram logo o fogo. Ao todo, 60 pessoas foram removidas do hospital, sendo 28 adultos e 32 crianças, e conduzidas para outras unidades de saúde nas proximidades.

Inclusão no carnaval

Repercutiu muito nas redes sociais o tema inclusão no carnaval de São Luís. Muito impulsionado pela empolgação da intérprete de libras Michelle, que animou os foliões no palco e repassou sua empolgação para os surdos. Circularam em todo país, os vídeos de cadeirantes animados participando da festa com as ações de integração na folia.

Favela do samba vence o carnaval

A Favela do Samba conquistou seu 18º título de campeã do carnaval do Maranhão. A agremiação trouxe para a passarela do samba o enredo em homenagem ao publicitário Jesiel Sales, assassinado no ano passado. Jesiel era integrante da agremiação e responsável pela criação dos carros e fantasias que garantiram o título de campeã no ano de 2017.

Cai teto do Castelinho

As fortes chuvas derrubaram o teto do Ginásio castelinho no início do mês. A recuperação iniciou no dia seguinte. Foi descoberto que o governo Roseana Sarney firmou contrato em dezembro de 2013 que tinha como objeto a “execução de serviços de recuperação do Ginásio de Esportes Castelinho”, no valor de R$ 179.416,16. O serviço incluía especificamente a recuperação do teto que desabou. Mas não se teve notícia no ano de 2014 de nenhuma obra neste sentido.

Episódio Fábio Macedo

O deputado Fábio Macedo passou por um papelão em março. Ele foi detido depois de brigar com o cantor Léo Cachorrão em Teresina-PI. Depois, visivelmente embriagado, o deputado começou a discussão com policiais, ameaçou um policial de morte e disse que é rico. No dia seguinte pediu desculpas e disse que passava por tratamento para alcoolismo e depressão. Pelo menos depois do episódio, Macedo não se envolveu mais em polêmicas e dedicou grande parte do mandato á campanhas contra depressão.

Pacto Nordestino

O mês de março marcou o início das articulações dos governadores do Nordeste que mais tarde iria gerar o consórcio. Os governadores se reuniram no maranhão para articular as pautas em comum e evitar retaliações do presidente Bolsonaro. Eles fizeram uma carta com críticas aos pontos da reforma da previdência que mais prejudicavam os mais pobres.

Luís Fernando deixa prefeitura de Ribamar

O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, simplesmente largou a prefeitura da terceira cidade mais populosa do Maranhão para assumir a secretaria de Programas Estratégicos do governo. Eudes Sampaio assumiu o comando do município. Antes idolatrado pela população, Luís Fernando deixou a prefeitura com alta rejeição.

Policiais conduzem criança amarrada por corda

Repercutiu muito negativamente a maneira como policiais militares em Caxias conduziram duas crianças amarradas por cordas e no compartimento fechado da viatura. Após o episódio, o Ministério Público emitiu recomendação ao comando geral da Polícia para orientar os policiais militares na condução de ou transporte de crianças e adolescentes apontadas como autoras de ato infracional.

Morre Zé Vieira

O ex-prefeito de Bacabal e ex-deputado Zé Vieira morreu no dia 19 de março. aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde tratava de um câncer.

Homenagens a perseguidos pela Ditadura

O mês de março foi marcado pelas homenagens aos perseguidos pela ditadura militar. A memória da médica Maria Aragão e do jornalista Bandeira Tribuzzi – ambos já falecidos – foi celebrada. O governador Flávio Dino assinou Projeto de Lei que concede pensão especial ao líder camponês Manoel da Conceição, lesionado por ação policial no período da ditadura militar. O deputado Márcio Jerry apresentou ao Congresso projeto de lei que torna crime apologia à ditadura.

ABRIL

Câmara de São Luís muda regimento

A Câmara Municipal de São Luís mudou seu regimento interno. As sessões passaram a ser regimentalmente ás 9h (antes começavam às 10h). As comissões foram reduzidas de 19 para 13. Uma mudança impactante diminuiu drasticamente os cancelamentos de sessões por falta quórum. O quórum mínimo para abertura diminuiu de 16 para 6 vereadores.

Jeisael dava a largada na pré-campanha

A discussão sobre a sucessão municipal em São Luís começou com um projeto de diálogo nos bairros intitulado “São Luís que Quero”, encabeçado pelo pré-candidato a prefeito Jeisael Marx. Muitos fizeram pouco caso dos movimentos que se iniciavam ali com um jornalista que nunca disputou eleição. Mas a largada para a discussão do processo eleitoral obrigou todos os pré-candidatos a se movimentarem. Jeisael, até então tratado com desdém, viria a se tornar uma pedra no sapato de figurões da política.

Apoio ao acordo de Alcântara

Seminário realizado no Maranhão sobre o acordo entre Brasil e Estados Unidos envolvendo o Centro de Lançamento de Alcântara praticamente selou um consenso entre o governo do Maranhão e o governo federal, pela exploração comercial da base. O governador disse à época que estavam sendo discutidas as garantias para resguardar os direitos das comunidades tradicionais e a preservação do meio ambiente. Mas que o “investimento de décadas deveria trazer resultado”. Não deu outra: a base dinista votou em peso pela aprovação do acordo.

Morre Bita do Barão

Um dos personagens mais conhecidos do Maranhão, o pai de santo Bita do Barão, morreu aos 86 anos. Bita morreu em um hospital de Teresina e o velório foi na residência do pai de santo na rua Rui Barbosa, no Centro de Codó, considerada a capital brasileira da Umbanda. Bita era um dos mais conhecidos umbandistas do país, tendo uma relação muito próxima com a família Sarney.

DEM formaliza pré-candidatura de Neto 

O deputado estadual Neto Evangelista foi lançado como pré-candidato a prefeito de São Luís pelo DEM com as bênçãos dos líderes nacionais do partido. ACM Neto esteve no Maranhão para confirmar que o deputado seria o candidato a prefeito do partido.

Edilázio contra os pobres

Repercutiu muito mal a declaração do deputado federal Edilázio Júnior contra a construção do Cais Flutuante São Luís-Alcântara na Ponta d’Areia. Em reunião com moradores da Península, Edilázio reclamou da circulação dos pobres na região nobre. “A construção de um cais nessa região vai atrair um público que não tem nada a ver com vocês, nada a ver com a gente”. Ele depois pediu desculpas e disse que foi mal interpretado. Mas não teve jeito: Edilázio ficou conhecido como Justo Veríssimo, o personagem de Chico Anysio era um deputado que odiava pobres.

Chuvas fortes

As fortes chuvas causaram muito transtorno no maranhão no início do ano. Várias cidades declararam estado de emergência. A Famem e a Fiema fizeram parceria para recebimento de doações de roupas e alimentos não perecíveis para os desabrigados pela fortes chuvas. Em Imperatriz, mais de 800 famílias ficaram desabrigadas. Em Paço do Lumiar e São José de Ribamar também foram muitos estragos e as cidades também decretaram estado de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *