Mesmo sem registros de casos, prefeitura São Luís monta estratégia para prevenção do coronavírus

Embora São Luís não tenha o registro de caso e nem esteja em área de risco, a Prefeitura de São Luís já trabalha estratégia para controle e prevenção de possíveis casos no novo coronavírus. Nesta quarta-feira (04), em reunião que contou com a presença de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e na Superintendência da Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES),  foram alinhadas ações na construção do fluxo do atendimento à possíveis casos da doença que, por ventura, possam surgir na capital.

Em São Luís, não há a confirmação de caso até o momento, contudo, o fluxo de atendimento servirá para gerenciar os procedimentos que as unidades de saúde e hospitais deverão tomar, na hipótese de haver algum caso suspeito. A partir da categorização que compete em moderado e grave, o paciente será encaminhado às unidades de saúde de referência do município.

“Estamos trabalhando um fluxo de atendimento que preconize as nossas ações em eventual caso suspeito do novo coronavírus. Nosso sistema de vigilância está empenhado em garantir, a partir desse fluxo, a identificação de um possível caso na capital e gerenciá-lo de modo técnico e efetivo”, disse o Secretário de Saúde do município, Lula Fylho.

Os pacientes que apresentarem uma categorização moderada, deverão ser encaminhados para a Unidade Mista do Bequimão; Unidade Mista do Coroadinho; Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e Unidade Mista do Vinhais. No caso de apresentarem uma categorização grave, serão encaminhados para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (SocorrãoII).

“Esse fluxo de atendimento e protocolos são extremamente importantes para nós nos prepararmos e agirmos sobre um possível caso da doença, embora saibamos que não há nenhum caso na capital. Nesse momento, estamos de forma transversal trabalhando para atender a população de modo seguro”, lembrou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Caroena Vieira.

Essa transversalização unifica as estratégias da política pública e reúne estados e municípios no combate ao novo corona vírus. Por isso, nesta quinta-feira (5), secretários de estado e municípios do Brasil, estarão em reunião em Brasília (DF), para alinharem estratégias de prevenção e manejos no tratamento dos possíveis casos suspeitos no país.

1 pensou em “Mesmo sem registros de casos, prefeitura São Luís monta estratégia para prevenção do coronavírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *