Influenza: no primeiro dia com restrições, São Luís vacina 6.623 pessoas

Secretário Lula Fylho fala sobre as medidas durante a vacinação contra influenza

O secretário municipal de saúde de São Luís, Lula Fylho, concedeu entrevista aos jornalistas Clodoaldo Corrêa e Jeisael Marx por live nas redes sociais na noite desta segunda-feira (30), falando sobre as medidas de combate ao coronavírus no município e o sistema de vacinação contra influenza e H1N1 na capital maranhense, que na semana passada gerou problema com aglomerações e fez com que fossem feitas várias restrições nesta semana.

As vacinas agora estão sendo feitas por ordem alfabética, em 12 escolas de São Luís e no sistema drive thru, próximo ao Detran. Os postos de saúde não estão vacinando. As equipes dos postos estão vacinando apenas idosos com dificuldade de locomoção ou em acompanhamento cadastrados em domicílio.

O secretário fez questão de afirmar que a campanha de vacinação é estratégia do ministério da saúde, e o município está na ponta apenas executando de acordo com as doses disponibilizadas. “O município operacionaliza, só é a ponta final da campanha. O ministério faz o estudo, define público, define metas, compra as vacinas e passa para os estados, que distribuem para os municípios. A campanha, que geralmente é em abril, foi antecipada para março. O laboratório não estava pronto para a antecipação e pra tanta demanda”, afirmou.

Lula lembra que a presença do público alvo foi muitíssimo menor nos anos anteriores e por isso a secretaria não tinha recebido doses para tantas vacinações.

“No ano passado, no melhor dia, vacinamos 2,5 mil em um dia. Não batemos meta de idosos e crianças. Este ano, com essa preocupação, todos correram para vacinar no primeiro dia. Este ano, vacinamos apenas em um dia 52 mil pessoas. Nenhum planejamento prevê esta quantidade. Somente hoje (30), com toda a restrição, por letra, não vacinando em posto de saúde, drive thru, foram vacinadas 6.623 pessoas. Até o momento foram vacinadas, 85.436 pessoas. Só no drive thru, em um único ponto, 1.520 doses”, afirmou o secretário.

Ele destacou que das doses que a secretaria tem, mantendo toda a restrição, ainda duram até a quinta-feira (2). “Eu recebi mais 23 mil doses. Foram 10 mil sexta e 13 mil hoje Destas, já foram as 6.623. Ainda tenho 17 mil doses. Se mantiver este ritmo, acaba quinta-feira. Quem garante é o ministério, que passa para o estado. Ainda não sabemos quantas doses chegarão. Por isso, temos que manter as medidas restritivas. Nesta segunda foi muito melhor organizado, mas ainda vacinamos muita gente”, avaliou.

Confira no card o funcionamento da vacinação:

Lives

Vale destacar que o programa Ponto Continuando, da rádio Mais FM, segue fora do ar como medida de contenção do novo coronavírus. Os jornalistas Clodoaldo Corrêa e Jeisael Marx estão fazendo Lives nas redes sociais de Jeisael às segundas, quartas e sextas durante este período. Elas podem ser acompanhadas na página do facebook /jeisael e no Instagram @jeisael_ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *